FERIADO DE AMANHÃ (QUINTA, DIA 3) FOI ANTECIPADO. MAS, SE O COMÉRCIO ABRE, OS BANCOS FECHAM.

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Amanhã, 3 de junho, quinta-feira, a Igreja Católica comemora Corpus Christi, e é feriado nacional no Brasil. Mas, nem todos os municípios vão obedecer ou respeitar o decreto federal, pois, vários anteciparam a data, por conta da Covid-19. Isso aconteceu em Piracicaba por decreto municipal assinado pelo prefeito Luciano Almeida. As igrejas não se manifestam, mas é fácil entender que as mesmas não aprovaram a decisão do Poder Executivo piracicabano. E, são muitos em dúvida, perguntando desde segunda-feira (31), se amanhã (3) é ou não feriado na Noiva da Colina. Então, fique sabendo que não é feriado, mas tem quem vai ficar parado como se fosse feriado. Entendeu? Um bom dia para você.

O QUE ELES DIZEM

É NECESSÁRIO MANTER OS CUIDADOS COMO O USO DA MÁSCARA E O DISTANCIAMENTO SOCIAL, POIS NÃO TEM OUTRO JEITO AGORA. OS IDOSOS, POR EXEMPLO, MAIS VULNERÁVEIS, SÓ TERÃO PROTEÇÃO APÓS VACINAÇÃO EM MASSA”.

Flávia Bravo (Sociedade Brasileira de Imunizações, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo).

OPINIÃO

A Copa América no Brasil deve gerar nova polêmica. O Governo Federal já se antecipa lembrando que se trata de uma realização privada, que tem como responsável a CBF. Autoridades políticas mesmo não querendo se envolver diretamente, quer conhecer o protocolo de segurança, desde a aeroporto, passando pelos hotéis e chegando aos estádios. Os estados ficarão a vontade para decidir se querem ou não sediar a competição com dez selecionados nacionais, que Colômbia e Argentina abriram mão: na Colômbia, por causa revolta e protesto contra o governo local, e na Argentina, descontrole da Covid-19. Uma exigência foi prontamente comunicada pelas autoridades de Brasília: todos os jogos sem público. O presidente da República Jair Bolsonaro teria preferido não se prenunciar argumentando: “Se eu aprovar, a esquerda será contra, já se eu for contra, com certeza eles serão a favor”. A oposição já articulava no final da tarde de segunda-feira (31), ir até o STF pedir para que a competição seja proibida. Bem organizada, em todos os detalhes, qual o problema da Copa América no Brasil, se aqui já temos jogos praticamente todos os dias, movimentando o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Sul-americana e Libertadores, lembrando dos certames estaduais recém findados? A Covid-19 não tem data para acabar e temos que aprender a conviver com a adversidade. Do contrário para tudo. Para o Brasil.

OLHO NO OLHO

Participando do programa “Os Pingos nos Is”, segunda-feira (31), a secretaria do Ministério da Saúde, a médica Mayra Pinheiro, foi responsável por uma das maiores, senão a maior audiência do consagrado programa da Jovem Pan News. Respondeu com clareza e firmeza a todas as perguntas, repudiando o acontecido na CPI da Covid, quando exageros tomaram conta dos trabalhados. Deixou evidente sua opinião do total interesse em apenas desestabilizar o Governo Federal. Lamentou que inúmeras ações, positivas do Ministério da Saúde, sejam ignoradas, com a preocupação de divulgar unicamente fatos negativos. A favor da cloroquina, explicou motivos e condenou uso abusivo da mesma, ou seja, fora dos padrões, e em momento errado, causando prejuízos a saúde, como qualquer outro medicamento mal utilizado. Segundo, Mayara Pinheiro, ninguém comenta o fechamento de 40 mil hospitais de 2008 a 2108 ou o número recorde mundial de profissionais treinados para o combate a Covid, ou ainda a operação que quase dobrou o número de participantes do Programa Mais Médicos. Para a médica Mayara Pinheiro, não existe data para o fim da Covid-19. “Ninguém no mundo consegue responder essa pergunta. Por longo tempo vamos ter que conviver com máscara, álcool em gel e evitar aglomerações. Nosso drama são as variantes”. “Os Pingos nos Is”, tem as participações de Vitor Brown, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, José Maria Trindade e Ana Paula Henkel.

PONTO FINAL

Amanhã, 3 de junho, é feriado, por conta da data religiosa de Corpus Christi. Sua comemoração pela Igreja Católica acontece na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade, um domingo depois de Pentecostes. Mas, esse ano, vamos ter diferentes situações, ou seja, municípios que respeitarão o feriado e outros que anteciparam por conta da Covid-19, época do isolamento social. Piracicaba segue a capital paulista, ou seja, amanhã terá dia normal. Normal? Nem tanto. Se o comércio estará atendendo normalmente das 9 às 18 horas, bancos não abrirão, bem como o Fórum e outras repartições públicas federais. Aliás, o Fórum, na rua Bernardino de Campos, também se manterá sem atividades na sexta-feira, dia 4, retornando a normalidade apenas na segunda-feira, dia 7. Em Piracicaba, Shopping Piracicaba abrirá normalmente amanhã (3), bem como o Mercado Municipal.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.