O lockdown e a expectativa do acerto

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Não está fácil viver. É comum ouvir os mais experientes com seus 60, 70 e 80 anos, afirmarem: “Não tenho ideia do mundo que nossos filhos e netos vão encontrar lá na frente”. Tempo de doenças e o pior, violência. Ontem (7), as redes sociais em Piracicaba lamentaram a morte da Madalena. Impossível encontrar em nossa cidade alguém que não viu ou ouviu falar dela. Luiz Antonio Leite, a eterna Madalena, tinha seu jeito alegre, simples e conquistava a amizade de todos. De Homens e mulheres. De Jovens e crianças. Exatamente por causa do seu carisma, foi vereadora. Para morrer, Madalena, segundo as informações, sofreu agressões e dentro da sua própria casa. Triste. Talvez seja uma das últimas personagens realmente popular da nossa Piracicaba que se despede. Seu jeito brincalhão muitos não vão esquecer. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Marcos Corrêa/PR

“O Brasil deve ser exemplo e respeitado. Nosso trabalho não será outro a não ser voltado para a saúde, a economia e o clima”.

Carlos Alberto França (Diplomata, escritor, nascido em Goiânia/GO, novo Ministro das Relações Exteriores).

CURTAS&MISTURADAS

● GOVERNADOR João Dória anuncia amanhã (9), se prorroga (pela segunda vez) a medida de emergência em vigor no estado paulista desde o último dia 15 demarço.● POLICIAIS (militar, civil, bombeiro, florestal, etc.) começaram a serem vacinados (Covid-19) em Piracicaba: um total de 1900 pessoas. ● NOVO ministro da Justiça (Anderson Torres) tomou posse e trocou os comandos da Polícia Federal e Rodoviária: normal. ● STF arquivou também enuncias contra Rodrigo Maia/MDB, ex-presidente da Câmara dos Deputados: adeus Lava Jato, um sonho. ● IMPRESSIONA a tranquilidade dos jovens jogadores lançados pelo Santos em jogos importantes como na Libertadores da América: dificilmente alguém decepciona. ● FAMILIARES do ator Tom Veiga (Louro José) negaram intenção de exumar o corpo por causa de um possível envenenamento: jamais pensou-se nisso, declararam. ● ONG de defesa do consumidor trabalha para reunir consumidores e tentar barrar aumento de preços dos Planos de Saúde. ● PRESIDENTE Jair Bolsonaro falou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin sobre a vacina Sputnik contra a Covid-19: governo brasileiro quer comprar. FUNCIONÁRIOS da Globo admitem fase de dispensas, mas também desabafam afirmando existir excesso de fake news. ● VASCO da Gama se reuniu no Rio com o governador Cláudio Castro e comunicou interesse em participar da licitação do Maracanã: atualmente a gestão do estádio é feita pelo Flamengo e Fluminense. ● SINDICATO dos Bancários de Piracicaba e Região preocupado com a Covid-19 nas agências: pede controle das filas, reorganização dos espaços de forma a manter distância, controle da fila de entrada e caso seja confirmado funcionário contaminado trabalhando nas últimas 72 horas, imediatamente fechar a agência para higienização. ● ALEX, jogador que fez história no Palmeiras foi contratado para trabalhar nas categorias de base do São Paulo: indicação de Muricy Ramalho, que também mandou contratar Zetti para comandar escola de goleiros. ● CHINA não está entregando vacinas prometidas aos seus aliados: Turquia é a primeira a reclamar. ● MARINA, Sofia e João Augusto, filhos de Gugu Liberato, dizem pensar num filme contando a vida do famoso pai. ● SIMESP comunicou a doação de seis (6) respiradores à Prefeitura de Piracicaba no valor de 500 mil reais: parabéns. ● ACIPI mais uma vez mostrando sua solidariedade: doou duas (2) toneladas de arroz, distribuindo ao Lar dos Velhinhos, Lar Franciscano, Casa do Bom Menino e Lar Betel: desde o início da pandemia no ano passado, a entidade presidida por Luiz Carlos Furtuoso tem seguidamente colaborado com a cidade. ● MAIS seis (6) óbitos em Piracicaba (todos homens) e 296 casos confirmados da Covid-19 nas últimas 24 horas: anuncio feito ontem (7), às 16 horas.

PONTO FINAL

O governador de São Paulo, João Dória, sempre dizendo atender sua equipe médica e cientifica, fecha o comércio desde o ano passado. Resolveu? Shoppings e lojas comerciais estão proibidas de abrir desde 15 de março, completando hoje, dia 8, 25 dias. Resolveu? Citamos tão apenas dois exemplos e, a cidade diariamente bate recordes de mortes. Mas, o Centro de Contingência do Coronavírus do governo paulista garante que as medidas restritivas evitaram uma tragédia muito maior. Segundo profissionais da medicina, uma estratégia de isolamento só dá certo quando atinge 70%, porém nunca chega a 50%.  Empresas e lojas falindo, desemprego e fome aumentando e, cada vez mais gente morrendo e hospitalizada. Uns garantem que o lockdown é a solução e outros afirmam categoricamente que jamais dá certo no Brasil, um país pobre, com enormes desigualdades. E, Piracicaba? Nossas autoridades estão acompanhando resultados, avaliando efeitos?  Está compensando todo o sacrifício? Qual é a taxa de isolamento? Outra discussão é o auxílio emergencial federal de 150 a 375 reais, dependendo do tamanho da família. Tido como irrisório, por que não ser complementado pelos governos estaduais, os responsáveis pelo fecha tudo? Seria coerente ou justo?

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.