Volta às aulas: acompanhe de perto a rotina escolar dos filhos

(Leia no PONTO FINAL).

BOM DIA.

Quando o assunto é a alta (exagerada) de preços de gêneros alimentícios, o debate é intenso e a solução que poderia ser até fácil, se torna um dilema. Numa entrevista, Fernando Capez, responsável pela Procon/São Paulo, indignado com a revelação de que o arroz estava sendo comercializado num determinado local por 53 reais (o normal seria 16 reais), imediatamente mandou para a rua 100 fiscais com a ordem de exigir a Nota Fiscal do fornecedor. Vai resolver? Parece impossível, pois São Paulo tem mais de 12 milhões de habitantes. Piracicaba possui mais de 400 mil moradores, e a pergunta é simples: quantos fiscais saem para visitar estabelecimentos que tem arroz na prateleira? Para tentar resolver na capital paulista, Capez pede para o consumidor denunciar. E, em Piracicaba, em que situação estamos? Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo

“CASO TENHAMOS AUTORIZAÇÃO DA SAÚDE E DA VIGILÂNCIA PARA A VOLTA, GARANTO QUE AS ESCOLAS MUNICIPAIS OFERECERÃO A MESMA SEGURANÇA APRESENTADA PELA REDE PRIVADA”.

Bruno Covas (Prefeito de São Paulo).

CURTAS&MISTURADAS

● XV DE PIRACICABA faz os dois jogos das semifinais da Série A-2 do Paulista 2020, contra o São Caetano, nos dias 23 (quarta), no “Barão”, às 17 horas e, dia 30 (quarta), às 15 horas no “Anacleto Campanella”. ● TERMINOU ontem (16), o prazo para as convenções partidárias para as eleições de novembro. ● CORINTHIANS pagou três meses dos salários em atraso: falta mais um atrasado. ● PRESIDENTE Bolsonaro quase surtou quando lhe falaram sobre congelamento dos salários dos aposentados: “Só um doente para pensar nessa possibilidade”. ● ATORES (e atrizes) idosos sem chance na Globo: a emissora já dispensou vários e os últimos foram Tarcísio Meira, Glória Menezes e Antonio Fagundes.  ● VENDA (e consumo) de bebida alcoólica está proibida no Rio de Janeiro depois das 21 horas. ●  SECA preocupa e muito: o abastecimento da água pode ser cada vez mais afetado. ● COM o fim da Libertadores na Globo, a Conmebol oferece o sistema pay-per-view para assinantes da Net/Claro/Sky. ● CANDIDATO Marcio França/PSB (Prefeitura de São Paulo) vai para cima de  Dória e valorizar  o bolsonarismo: diz que 20% dos votos o levarão opara o segundo turno.  ● ROGÉRIO Ceni não consegue se ver como técnico do Corinthians: para ele, a reação do torcedor sãopaulino seria péssima. ● PREÇOS na pandemia: videogames ficam mais caros e o etanol mais barato ● CAMPEONATO Paulista (Série A-2): São Bento e São Bernardo vão jogar as duas semifinais nas duas próximas terças: dia 22 em Sorocaba, e dia 29 no ABC, ambos os jogos às 15 horas. ● LIBERTADORES ao vivo na TV, apenas no SBT que estaria negociando parceria com a Band. ● GLOBO confirma a volta de Ana Maria Braga (Mais Você) encurtando o Bom Dia Brasil. ● VOLKSWAGEN quer demitir 5 mil funcionários (35% dos trabalhadores das quatro fábricas existentes no Brasil), podendo pagar como indenização até 35 salários extras para quem aderir ao programa de demissão voluntária. ● COVID-19 em Piracicaba: ontem (16), nenhuma morte (321 é o total), mas com 107 casos confirmados (63 mulheres e 44 homens).

ÚLTIMA

O Tribunal Regional Federal (3ª Região) cassou a liminar concedida a funcionários do INSS que proibia a reabertura das agências. Decidiu ainda que compete ao comando da repartição decidir quais as agências devem funcionar. Os agentes do INSS reclamam falta de estrutura e segurança para o retorno em época de pandemia.

PONTO FINAL

Continua a discussão e a complexidade em se tratando do retorno as aulas. No Brasil e no exterior, alunos voltam, depois recuam. A justiça também entra em ação com liminares, e isso foi visto na semana passada, no Rio de Janeiro, envolvendo a rede privada. Cada estado, também município, trata da volta das mais diferentes formas e é levado em consideração o número de casos positivados, estrutura da escola, número de professores e funcionários, além naturalmente da segurança oferecida a alunos adultos, adolescentes e crianças. Se existe alunos voltando, a maioria pensa diferente e muitos deixarão para 2021. “Prefiro meu filho perdendo um ano do que a vida”, diz uma mãe. Especialistas falam numa nova onda da Covid-19, no caso de aglomerações, principalmente nos bares, restaurantes e escolas. Isso já se verificou na Espanha, França e aqui no Brasil, em vários pontos, caso de São Paulo onde o avanço da doença se deu entre as classes A e B, em distritos nobres.  Dicas de educadores: acompanhe a rotina do seu filho (a), converse com o responsável pela escola ou creche, conheça como foram adaptadas as salas e aparelhos de higiene. É indispensável saber quantos permanecem numa sala e a chance de aglomeração. Se a criança tiver 6, 7 anos, melhor, pois poderá conversar buscando detalhes sobre o dia-a-dia vivido longe de casa.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.