A cidade de São Paulo antecipa feriados e outra vez divide opiniões

BOM DIA.

Meio as notícias que aconteciam na tarde de terça-feira (19), em São Paulo, sobre antecipação de feriados, a Prefeitura de Piracicaba se mantinha alheia e, para quem perguntasse, respondia que aqui, na Noiva da Colina, não haveria qualquer mudança, ontem (20), hoje (21) e amanhã (22), com tudo funcionando dentro da normalidade. Nada de feriados e ponto facultativo. O governador João Dória Junior chegou a pedir aos prefeitos do estado de São Paulo, principalmente aos da região metropolitana paulista, a chamada Grande São Paulo, para que se esforçassem a favor dos feriados, unindo forças no combate a pandemia. Prefeitos se dividiram e, essa situação provocou (e provoca) problemas para o mercado financeiro e comercial. Poderia se dizer que o comércio já está parado, o que não é totalmente correto, pois temos segmentos em atividade, casos de supermercados. Em nossa cidade, ontem (21), empresários reclamavam, pois alegavam depender da normalidade na capital paulista para negócios fluírem, por exemplo, não comprometendo a entrega de mercadorias para a regularidade do abastecimento. Em Piracicaba, autoridades sentiram o risco de problemas ao mexer com uma rotina já comprometida em razão de lojas comerciais fechadas. Outro detalhe seria o funcionamento dos bancos, com um calendário de pagamentos programados. E, é bom lembrar que, no caso de um feriado, qualquer empresa é obrigada a pagar em dobro seu funcionário. Já quanto a segunda-feira (25), o feriado estadual antecipado é possível, dependendo da votação na Assembleia Legislativa, marcada para a tarde de hoje (21). Um bom dia para você.  

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Del Rodrigues / Gazeta de Piracicaba

“Estou preocupado, pois a situação é grave, e Piracicaba não cumpre integralmente a regra do isolamento social. Isso pode gerar consequências sérias e lamentáveis, pois a Covid-19 é uma doença letal”.  

Dr. Hamilton Bonilha (Médico Infectologista e diretor da DRS-X/Diretoria de Saúde da Décima Região do Estado de São Paulo).

DESTAQUES

O ex-presidente do Brasil, condenado, preso e, agora em liberdade, se expressou sobre a pandemia de forma totalmente infeliz. Pelo que fez, não tem moral alguma para qualquer colocação ou opinião.

Também lamentável atitudes e posturas do atual Presidente da República, se mostrando insensível. O país chora mortes, milhares de famílias se desesperam e o chefe da nação insiste com brincadeiras desnecessárias. No mínimo precisa respeitar o alto e respeitável cargo que ocupa.

A população piracicabana pediu e o prefeito Barjas Negri passou a detalhar com gráficos a situação daCovid-19 na cidade.  Esclarece melhor a população, contudo, quanto a regiões, é preciso que os números sejam mais detalhados. Misturar o centro e a Vila Rezende não tem lógica e confunde uma análise real.

Regina Duarte (Secretaria da Cultura) sofreu o mesmo problema vivido pelo médico Nelson Teich, no Ministério da Saúde: ambos competentes, mas sem qualquer experiência em administração pública. Como resultado final, não conseguiram enfrentar crises em setores desestruturados.

Governo federal decide adiar o Enem. Deve ficar para dezembro ou janeiro.

Médicos Hamilton Bonilha (DRS-X) e Pedro Mello (Secretário Municipal) tem se reunido para debater a Covvid-19 em Piracicaba. O drama é o isolamento e, consequentemente evitar aglomerações.

Governo uruguaio orienta a Associação de Produtores do Uruguai, a evitar a entrada de brasileiros para trabalhar no corte de cana.

Jair Bolsonaro pensa no substituto de Regina Duarte. A imprensa fala no ator Mário Frias. A verdade é uma só: nomeia alguém sem medo de cara feia, ou o eleito terá que enfrentar os artistas revoltados.

Ladrões entraram no Poupa Tempo Municipal (avenida Armando Salles) na madrugada de quarta-feira (20) e levaram entre outras coisas, computador e impressora. Com serviços interrompidos, visitas reagendadas, o prejuízo é muito mais para a população. Perguntinha fácil: quem cuida (protege) do patrimônio público? 

Equipe econômica de Paulo Guedes (Ministro da Economia) admite revisar o projeto do auxílio emergencial de 600 reais. Objetivo seria a prorrogação do mesmo ou até torna-lo definitivo durante a crise sanitária.

Douglas Tamanini, cronista esportivo, que trabalhou na rádio Onda Livre AM (atual Jovem Pan News), foi eleito presidente da Associação Amigos do XV. Tem tudo para fazer ótimo trabalho considerando sua capacidade e seriedade profissional.

O Ministério da Saúde oficializou através de protocolo, o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus. O desejo do presidente Jair Bolsonaro só foi possível sem um médico no comando da pasta, pois nenhuma instituição médica reconhece a eficácia do referido remédio para a Covid-19. É certo lembrar que existem médicos que aprovam a cloroquina e até já a utilizaram para combater a infecção causada pela atual doença que assola o mundo.

Cada dia aumenta o número de denúncias contra prefeitos por compra superfaturadas de equipamentos para o combate ao coronavírus. Governos do Rio de Janeiro e Manaus já foram cobrados e agora, Bruno Covas após ser denunciado, decidiu suspender a compra de máscaras.

Prefeito Barjas Negri encaminhou a Câmara Municipal projeto de lei que aprovado, permitirá a Prefeitura Municipal receber R$ 2.050.000,00 provenientes de emendas parlamentares. O município terá que providenciar a contrapartida de 860.000,00. O investimento beneficiará infraestrutura e saúde.

Ontem (20), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou urgência para projeto do governador João Doria determinando a   antecipação do feriado estadual de 9 de julho (Soldado Constitucionalista) para 25 de maio (segunda-feira). A votação definitiva está marcada para hoje (21), a partir das 14hs30.

A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) aceitou realizar uma nova vistoria na Rodovia Hermínio Petrin, atendendo pedido da comunidade dos bairros de Santana, Santa Olímpia e da cidade de Charqueada. A polêmica se dá pela instalação de pedágio, havendo solicitação para que o mesmo ocupe um lugar que atenda interesse da população. Vereadores de Charqueada e também de Piracicaba participaram das conversações por videoconferência com participação do deputado estadual Roberto Morais (Cidadania).

Já se encontra em fase final, o trabalho de cobertura do novo Terminal do Piracicamirim. Parte da estrutura metálica recebe proteção em policarbonato. O investimento é de R$ 5.329.391,21, com plataforma de 1.347,00 metros quadrados com área coberta de 2.513,00 metros quadrados. Previsão de entrega ao público é agosto.

Regina Duarte assume o comando da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, fundada nos anos 40. Parece simples, mas não é. Terá liberdade para escolher a sua equipe, implantar seu plano de trabalho e, o principal, receberá os recursos necessários para tirar os projetos do papel?

SOM&IMAGEM

RÁDIO

A Jovem Pan News de Piracicaba (Onda Livre AM), prioriza as notícias relativas ao coronavírus com cobertura local, nacional e internacional, com destaque para os comentários e orientações. Em Piracicaba, na função da cobertura local, às 8 horas, Roberto Morais e Adriana Passari apresentam o Jornal da Manhã; às 10 horas, o Jovem Pan Show (variedades) com Adriana Passari, e às 11hs30, o Jornal de Esportes com o comando de Marcelo Sá.

TELEVISÃO

Glória Maria, uma veterana da televisão brasileira, brilhante profissional, apresentadora e repórter com inúmeras produções internacionais, vive um ano difícil. Perdeu a mãe em fevereiro (Edna) por conta de uma insuficiência respiratória e, em casa, se recupera da retirada de um tumor do cérebro. Conta que já chorou bastante, perguntando sempre, “por que eu”, mas, agradece todos os dias a Deus pela vida. Ocupa seu tempo conversando com as filhas Maria e Laura, assistindo televisão e lendo livros, citando um de poesias, de José Tolentino de Mendonça.

PONTO FINAL

Mais uma decisão das autoridades da capital paulista para enfrentar a pandemia da Covid-19: feriados antecipados. E, a providência causou outra polêmica, dividindo opiniões. O isolamento social não tem consenso, com os defensores da abertura do comércio justificando que a medida radical não é a melhor solução, pois está provocando falências de empresas e desemprego em massa. Observando que a população não atende de maneira eficiente o apelo para se cuidar (“Fique em Casa”), foi proibida a circulação de veículos e, deu errado, pois o transporte público (metrô e ônibus), ficaram mais movimentados e é exatamente esse segmento um dos mais criticados quando se pensa em aglomeração. Por que antecipação dos feriados municipais na capital paulista? As autoridades paulistanas lideradas pelo prefeito Bruno Covas constaram que se a taxa de isolamento não chega aos 50% nos dias úteis, por outro lado, consegue atingir   os 55% necessários nos sábados e domingos. Por isso, 11 de junho (Corpus Christi) virou 20 de maio (ontem) e 9 de julho (Soldado Constitucionalista) se transformou em 21 de maio (hoje). Para a sexta-feira, amanhã, dia 22 de maio, foi decretado ponto facultativo. Hoje, a Assembleia Legislativa paulista vota a partir das 14hs30, a antecipação do feriado de 20 de novembro (Consciência Negra) para segunda-feira próxima, dia 25 de maio, não existindo dúvida quanto a aprovação. Meio as decisões apressadas na segunda e terça feira, a FEBRABAN reagiu, alegando que os bancos não poderiam fechar, pois existe entre outros compromissos, pagamentos programados. Também a Bolsa de Valores protestou e comunicou que  não poderia paralisar suas atividades. Com tantas controvérsias que marcam uma época tensa na cidade de São Paulo, resta torcer para que o objetivo seja alcançado, ou seja, o aumento da taxa de isolamento.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.