Eleições municipais: haverá espaço para todo o processo?

BOM DIA.

Continuamos enclausurados, tomando os cuidados necessários e orando para que tudo passe o mais rápido possível. Uma rotina que nos permite estar próximo da família, pensarmos cada vez mais em solidariedade e, também nos preocuparmos com a rotina da casa e, logicamente buscando boas leituras, vendo televisão e ligando o rádio. Mas, faz uma falta danada a rotina antiga. Cada um sofre com a ausência do seu costume preferido, o lazer, viagem, encontro com os amigos, teatro, cinema, eventos, confraternizações e naturalmente o gostoso e inseparável esporte, em particular o futebol.  A pergunta de todos: quando a normalidade será restabelecida? Os mais otimistas falam em agosto, a grande maioria aposta em setembro ou outubro. Contudo, especialistas não titubeiam: volta ao passado, com plena segurança, é incerta. Vai demorar e seria preciso antes de mais nada uma vacina. Rezemos e aguardemos. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

Foto: Sérgio Lima/PODER 360

“Impeachment? Quero dizer que essa é a última opção. Frustração, insatisfação ou decepção numa eleição, você conserta com outra eleição”.

 Luís Roberto Barroso (Ministro do Supremo Tribunal Federal/ entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo).

DESTAQUES

Secretaria de Saúde de Piracicaba atualizou ontem (4), às 16 horas, os números da Covid-19: com mais dois óbitos (mulheres com 85 e 80 anos), a cidade registra agora 13 mortes. Confirmou-se também mais doze novos casos. São no total, 152 confirmados, 196 suspeitos, 386 descartados, 63 recuperados e 76 em tratamento.

Guarda Municipal com apoio da Policia Militar, em ação ontem (4|) pela manhã na área central de Piracicaba, fechou várias lojas, considerados serviços não essenciais. Comandante Lucineide Aparecida Correa Maciel disse que a operação será repetida, pois cumpre decreto estadual e a ordem é aumentar o número (baixo) do isolamento na Noiva da Colina.  

Decreto lei do governo paulista: a partir de amanhã, dia 7 de maio, você não poderá mais sair de casa sem a máscara. Vale para todo o estado.

Voltando os jogos, o XV terá menos jogador e com salários reduzidos. Vínculos estão vencendo e o alvinegro liberando.

O Brasil perdeu dois consagrados artistas: o escritor e compositor Aldir Blanc e ator Flávio Migliáccio.

Piracicaba não está conseguindo chegar aos 50% (quarentena) e aparece na lista do governador de São Paulo entre as piores cidades do interior/litoral com índices de isolamento. João Doria fez essa citação ontem (4).

São Paulo deve intensificar o isolamento e especialistas garantem que, sem essa providência, a capital paulista teria tido dez vezes mais óbitos.

Impedido pelo STF de nomear Alexandre Ramagem, o presidente Jair Bolsonaro nomeou e em seguida deu posse ao novo diretor da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, policial federal de carreia, que atualmente estava na Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Prefeitura de Piracicaba lança campanha com participação das emissoras de rádio com o objetivo de unir todas as campanhas de solidariedade.

Sexta-feira, dia 8, João Dória anuncia as novas medidas válidas para o estado de São Paulo no combate a pandemia. O governador avisa que não aceita qualquer tipo de pressão e sempre tomará decisão amparado pela medicina e a ciência.

Sérgio Moro teria apresentado sete provas contra Jair Bolsonaro no seu depoimento em Curitiba. Autoridades garantem segredo.

Dia das Mães: esta semana, nos supermercados e floriculturas, a procura pelo presente.

Semana difícil e tensa para a saúde no Rio de Janeiro: pode acontecer o colapso nos hospitais, repetindo Manaus. Santa Catarina é outra cidade/capital que preocupa.

Epicentro do coronavírus, em São Paulo: o prefeito Bruno Covas aponta para a periferia e favelas como os locais que mais preocupam.

Presidente Bolsonaro se defende: “Não convoco manifestação, mas o povo vai para a avenida Paulista. Aqui em Brasília, o povo me procura. Não tenho como impedir”.

No Dia D da vacinação contra a gripe, sábado último (2), a Secretaria de Saúde de Piracicaba atendeu 1.491 pessoas na zona rural.

Aposentados e militares inativos podem se inscrever no endereço eletrônico para a contração temporária do INSS:  https//www.inss.gov.br/temporários/até o dia 10 de maio.

No último final de semana, a Prefeitura de Piracicaba realizou ações de desinfecção nos hospitais, unidade d saúde e terminas de ônibus.

Começando dia 4 de abril, a campanha de solidariedade nos supermercados, arrecadou até aqui, mais de uma tonelada de alimentos: (1.122 quilos). Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba) comunica que a missão continua e com a adesão de mais supermercados.

Dia 7 de maio, quinta-feira, a Matriz Imaculada Conceição realiza uma carreata comemorando aniversário do Monsenhor Jorge Simão Miguel. Concentração na Praça Parafuso (Vila Rezende), com saída às 20 horas, passando em frente a casa do Padre Jorge (avenida Barrão de Serra Negra ao lado da igreja). A carreata não vai parar e ninguém sairá do carro. Com bexigas e cartazes, a intenção é prestar uma carinhosa homenagem.

Imediatamente após assumir o comando da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza anunciou que Carlos Henrique de Oliveira vai deixar a superintendência da PF no Rio de Janeiro, como aliás, sempre quis Jair Bolsonaro e não conseguiu com Sérgio Moro. Carlos Henrique será promovido, passando a ser diretor executivo em Brasília, ou seja, o imediato do próprio Rolando Alexandre de Souza.

Hospital Regional em Piracicaba, segundo o prefeito Barjas Negri, aumentará leitos: de 18 para 38 e com respiradores para o enfrentamento da Covid-19.

No 1º Varejão Drive Thuru de Piracicaba, foram comercializados 2.800 quilos de alimentos. Passaram pelo local 192 veículos de 36 bairros diferentes. Aconteceu das 6 às 12 horas no bolsão da avenida Antonio Fazanaro entre as ruas José Vicente e Santa Catarina. Deve ser repetido nos próximos domingos.

Até agora, a Prefeitura de Piracicaba empenhou mais de 2,5 milhões de reais na aquisição de infraestrutura: testes rápidos, produtos de limpeza e equipamentos de proteção individual para segurança de profissionais da rede pública de saúde no combate a Covid-19.

OLHO NO OLHO

Democracia é uma palavra bonita e doce. Todos gostam de pronunciá-la. Mas, tem algo impressionante: a grande maioria só a defende quando lhe favorece. Somos de opinião de que a democracia se faz com liberdade e imparcialidade e é impossível defende-la ou praticá-la sem educação e respeito. O acontecido na manifestação em Brasília, domingo (3), quando jornalistas do Estadão foram agredidos, é totalmente condenável. Podemos ter  jornalismo parcial, o que é um crime contra a ética, contudo, existem maneiras para se defender. Usa-se o próprio jornal ou mídia contestada para opinião ou postura contrária, mas, o que não se aceita em hipótese alguma, é a agressão. Atitude repugnante e covarde. Também existe jornalista sem ética, que na verdade, não nasceu para a profissão, mas é necessário lembrar que, muitas vezes, cumprem ordens. Caso desobedeçam, perdem o emprego.

PONTO FINAL

O calendário eleitoral de 2020 continua inalterado. Ou seja, por enquanto nada mudou. Contudo, as autoridades garantem estarem atentas e dando tempo ao tempo, com a intenção de fazer uma avaliação definitiva em junho, quando o ministro Luís Roberto Barroso no comando do STE, avaliará com representantes do Congresso Nacional. Uma coisa parece certa: mandatos atuais não serão prorrogados e as eleições acontecerão de qualquer maneira, na pior das hipóteses, em novembro ou dezembro. E, novamente teremos uma eleição diferente, desta feita por conta da pandemia. Com muita preocupação em relação a doença e a economia, refletindo principalmente no desemprego, o povo pode não dar toda a atenção necessária ao processo eleitoral que já começou, porém, ganha vulto após as convenções quando da definição dos candidatos. Nomes novos poderão ser prejudicados pela falta de tempo ou espaço para debates quando se expõe ideias e propostas. Andar, fazer o corpo a corpo tão tradicional, será quase impossível, pois a pandemia, com segurança, não acabará tão já. Tememos por uma campanha eleitoral isolada, sem o necessário e indispensável espaço para interagir. Como ainda faltam meses e essa pandemia se mostra sempre surpreendente, o jeito é aguardar.

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.