Desafio: o ensino a distância na rede pública

BOM DIA.

Final de semana e caminhamos rumo a maio. Nunca torcemos tanto para o tempo passar rápido e a tempestade acalmar. O outono sempre foi uma estação bonita, mas infelizmente estamos trancados. Mesmo assim, agradecemos a Deus pela vida e lutando por ela, aguardamos por outros outonos. Para variar, no sábado e domingo também buscaremos coisas boas na televisão, nunca esquecendo de outros afazeres e divertimentos, como ter a casa em ordem, ler um livro, enfim, procurando se ocupar com coisas úteis e agradáveis. E, quem gosta de futebol, continuará lamentando. Quase um mês e meio com os campeonatos parados, sem saber quando tudo recomeçará, muitas são dúvidas com respeito a volta a normalidade. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“Vamos focar no futuro. Teremos a migração para o virtual, mas com a certeza de que os impactos não serão momentâneos”.

Carlos Melles (Presidente do Sebrae).

DESTAQUES

Jair Bolsonaro e a sua facilidade para construir crise: quer demitir o diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo. Reação do ministro (Justiça) Sérgio Moro: “Sairei junto”. O presidente da República teria pedido ao ministro Braga Neto (Casa Civil) para convencer Moro a aceitar a sua decisão.

Casos positivos da Covid-19 em ascensão em Piracicaba: Ontem (23), mais 12 confirmados e um óbito (mulher de 82 anos sem histórico de viagem). Agora são três mortes.

Isolamento: o ideal é 70%, mas o estado de São Paulo já trabalha com o limite de 60%, recusando abaixo dos 50%.

Governo paulista alerta: quando da flexibilização a partir de 11 de maio, cidade que não atingir os 50% de isolamento terá dificuldade para abrir o comércio.

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, um dos sete que se recusou a assinar carta contra Jair Bolsonaro, diz que é hora de unir forças e não dividir. “Vemos totalitarismo, posturas exacerbadas num momento desnecessário”.

Plano para a reabertura do comércio dia 11 será apresentado dia 8 de maio pelo governo paulista. Contudo, o prefeito Barjas Negri já dá algumas dicas: para não sufocar o transporte coletivo, evitando aglomeração, cada segmento (atividade comercial ou industrial) terá um horário diferente para início e término do funcionamento.

A notícia do resultado positivo do coronavírus em 19 pessoas no Lar Betel preocupou os piracicabanos. A ordem é oferecer todo o apoio e solidariedade a sua diretoria e funcionários.

Exagero ou não? No final da pandemia, fala-se num mínimo de 30 milhões de desempregados no Brasil.

Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) providência adutoras nos bairros Paulista e Paulicéia, para combater a falta de água. Com o isolamento, todos dentro da casa, consumo aumentou 20%. Presidente Rubens Françoso alerta para o gasto consciente, lembrando que voltamos a enfrentar época da falta de chuva o que compromete o abastecimento.

Setor aéreo é um dos mais afetados com a crise. A previsão é para a volta da demanda apenas em 2022, com dificuldades até 2023.

Decreto municipal: em Piracicaba, cliente sem máscara não pode ser atendido em nenhum estabelecimento.

O decreto baixado pelo prefeito Barjas Negri quarta-feira (22), foi assinado ontem (23) pelo governador João Dória e está sendo publicado hoje (24) no Diário Oficial com a lei valendo em todo o estado.

CNBB divulgou nota oficial defendendo a vida, se colocando contra o aborto. Fez isso em razão de nesta sexta (24), o STF votar  (virtual) a legalização do aborto quando a gestante apresentar problemas consequência de infecção pelo vírus zika.

Ações conjuntas da Prefeitura e Via Ágil: fixação de avisos nos terminais alertando sobre a obrigatoriedade do uso de máscara. Também haverá pintura de faixas de distanciamento nas bilheterias.

NG doou 50 mil reais ao Hospital dos Fornecedores de Cana que investirá em insumos no combate a Covid-19.

OLHO NO OLHO

O governo brasileiro se antecipa e já pensa no futuro. Começou a apresentar planos, no que está correto. A pandemia não é uma desgraça local, mas que surpreendeu o mundo, causando sérios estragos até mesmo as nações mais ricas e poderosas. Já se sabe que o saldo será amargo e muito terá que ser feito em busca da recuperação. O desemprego volta a assombrar, misturado a tristeza, pois milhares de famílias perderam e perdem seus entes queridos. Contudo, a vida segue. Com a divida cada vez mais alta, os governantes terão que inventar ou criar receitas e, essa missão é muito mais complicado quando num país sem grandes poderes ou recursos. Mas, como não tem escolha, mãos a obra. A ordem é fazer o que tem que ser feito.

PONTO FINAL

O ensino a distância, uma decisão de vários estados,  não deixa de ser um desafio. Não se trata de novidade, contudo, a criança, deixando a sala de aula para aprender no ambiente da sua casa, é uma nova experiência e se faz necessária para não correr o risco da perda do ano escolar. Existe a preocupação com falta de gente apta ou preparada e consequentemente o perigo de não atender as expectativas necessárias, contudo, não existe outra saída. Mas, sejamos otimistas e, quem sabe tudo acontece além do imaginado, superando expectativas. Seria bom demais. Infelizmente, o ensino nos dias de hoje deixa a desejar e embora muitos não gostem de encarar ou ouvir a verdade, ela é mais do que real. O ensino a distância, direcionado as crianças, não deixa de ser um novo modelo que pode ser debatido e aprimorado. Verdade nua e crua: o modelo tradicional, hoje, mesmo sendo o correto, não recebe uma boa nota. Vivemos a expectativa de dias ou padrões melhores.

VOLTO SEGUNDA.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.