Museu Prudente de Moraes fica fechado a partir de hoje até o final de janeiro

BOM DIA.

Depois de temperatura mais baixa e bastante agradável nos últimos dias, ela deve subir novamente hoje (12) e amanhã (13). Tendência também para o próximo final de semana. Mas, persiste as chances para a chuva que tem se feito bastante presente em novembro e dezembro, lembrando sempre das chuvas localizadas, as famosas pancadas, notadamente no final da tarde e noite. Bonito mesmo está o nosso cartão postal, o famoso rio Piracicaba. Enfim, clima bom, sem o sol que castiga (embora abafado) e até oferece perigo para aqueles que não sabem se cuidar. Papai Noel já faz a festa nos corredores comerciais de Piracicaba depois das 18 horas. Aproveite. A vida precisa e deve ser celebrada. Um bom dia opara você.

O QUE
ELES DIZEM

“A relação sempre estará acima das ideologias”.

Alberto Fernández (Presidente da Argentina ao tomar posse afirmando que quer se aproximar comercialmente cada vez mais do Brasil).

Foto: Agustin Marcarian/Reuters

INFORMAÇÃO

Apresentações musicais e danças são as atrações do show “Natal Incrível”, que integra o projeto Luz & Arte. O evento, promovido pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), ocorre no auditório da entidade em quatro sessões: nos dias 18 (quarta) e 19 (quinta) de dezembro, às 18hs30 e às 20h30. As reservas de ingressos podem ser feitas pelo telefone: (19) 3417-1766, ramal 727, ou e-mail: promocoes@acipi.com.br. A iniciativa tem caráter beneficente. Por isso, pede-se a doação de um quilo de alimento não-perecível na troca de cada ingresso. Os mantimentos serão destinados a entidades assistenciais de Piracicaba. Para participar, os interessados devem fazer uma pré-reserva e, um dia antes da apresentação, ir até a sede central da Acipi (rua do Rosário, 700, Centro) para trocar o alimento pelo ingresso. O musical promete emocionar o público e criar o clima natalino entre crianças e famílias. A magia acontece em um cenário especial com luzes e projeções nas laterais do auditório. Além dos trajes coloridos, adereços como bambolês, fitas, guarda-chuvas customizados e sinos compõem a linguagem visual do show. O espetáculo será encenado pelos duendes Gaspar, Cacau, Lupita e mais duas bailarinas. As personagens usam figurinos e adereços exclusivos, confeccionados com o intuito de incentivar o lado lúdico de cada criança por intermédio do “faz de conta que vira realidade”, com muito carinho e dedicação. O repertório integra músicas natalinas variadas. A equipe interpreta as canções: Vem chegando o Natal, Bate o Sino, Jingle Bells, Pinheirinhos, Natal Branco, Natal das Crianças, O Velhinho, Noite Feliz, Natal Todo Dia e Então é Natal.

FIQUE SABENDO

O Atlas da Notícia, levantamento anual de jornalismo no país, aponta que 3.487 dos 5.570 municípios brasileiros são considerados atualmente “desertos de notícias”. Isso quer dizer, segundo o Atlas, não existir em 62,6% das cidades do Brasil, um veículo sequer, seja jornal, emissora de rádio ou TV, nem mesmo um site de informações jornalísticas. As notícias que a população recebe se restringem ao noticiário dos órgãos nacionais, sem qualquer foco com a vida ou atividade local. Outros 1.074, 19,2%, possuem no máximo dois veículos de comunicação.

BASTIDORES

O Caldeirão Político (Tribuna Piracicaba), edição de ontem (11), registrou comentários apontando o médico Pedro Mello, atual secretário da Saúde e Esportes, como candidato a prefeito pelo PSDB em 2020. Acertou o Capiau de Piracicaba: coisas da oposição. Existem, riscos contra a reeleição do atual prefeito? Sim. Contudo, garante sua defesa que essa possibilidade é descartada e que o atual chefe do executivo trabalha normalmente e com tranquilidade espera pelo futuro. Faz parte também dessa estratégia oposicionista, incluir o nome de José Antonio de Godoy. Os dois tucanos, no entanto, reafirmam que não serão candidatos. Godoy já avisou Barjas que nem mesmo vice aceitará numa futura chapa eleitoral, já tendo feito acordo com a sua família e Mello, diz que teria que abandonar a medicina, coisa totalmente fora de cogitação.

PONTO FINAL

O Museu Prudente de Moraes ficará fechado para visitação do público, a partir de hoje, dia 12, até o final de janeiro. O espaço cultural passará por manutenção e restauro de janelas e portas. O investimento é de R$ 96 mil e o prazo de execução é de 90 dias. Além da substituição ou reparo dos batentes, as vidraças ganharão nova pintura e serão realizados serviços de aplicação de verniz, reparo das guilhotinas, desempenamento das folhas cegas, reposição de maçanetas, entre outros. Durante os dois primeiros meses, o trabalho de restauro será realizado na parte interna do museu; após esse período, a visitação será reaberta. A reforma tem aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac).


VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.