BOM DIA.
Podem anotar: o caso Alexandre Frota vai causar sérios desdobramentos no PSDB. Se é verdade que atualmente o governador Dória tem o comando, não é menos verdade que a velha guarda dos tucanos está cada vez mais incomodada Alguns até revoltados. Em último caso, pensa-se num novo partido. Lembram como nasceu o PSDB em junho de 1988? A princípio, a ordem é manter a cautela com os nomes históricos do partido acionando o estatuto. Depois tudo pode acontecer. A propósito: o que pensa o PSDB de Piracicaba?
O QUE
ELES DIZEM
“Quero um humor diferente. Fatos verídicos, engraçados, contados por famosos e anônimos. Histórias engraçadas e verdadeiras”.
Fábio Porchat (Humorista).

RÁPIDAS&MISTURADAS
• NA noite desta quarta-feira (22), às 19hs30, ACIPI e Sedema, apresentam a sociedade piracicabana a nova lei “Cidade Limpa”, já em vigor: engenheira civil Carina Detoni falará sobreasmudanças. • TRIBUNAL de Contas do Estado alerta a Prefeitura e a Câmara Municipal de Piracicaba sobre possíveis irregularidades: o correto é imediatamente dar uma satisfação ao público com discurso convincente. • AMANHÃ (22), a ACIPI realiza o sorteio dos prêmios relativos a promoção “Papai Incrível”. • REFORMA da Praça José Bonifácio: para entendidos, pra valer, só em 2020. • SUGESTÃO: em todas as rotatórias, o ideal seria um redutor de velocidade para quem é obrigado a parar. • CONCURSO para professores no ensino municipal de Piracicaba: com metade das vagas não sendo preenchidas por reprovação, o que pensar? • RUA do Porto é o lugar preferido pelos piracicabanos: Pesquisa do Jornal de Piracicaba confirmou tendência. • CREMATÓRIO Unidas: quem conheceu o local no café da manhã do último sábado (17), fez muitos elogios a obra. • DEPUTADO Roberto Morais se recupera rapidamente (após cirurgia) graças a muita dedicação aos exercícios físicos e gradativamente aumenta sua agenda de trabalho. • MUTIRÃO da Saúde em Piracicaba (nos fins de semana) segue com sucesso e no primeiro semestre atendeu mais de oito mil pacientes.
FIQUE SABENDO
AUTORIDADE
INVESTIGADA
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, enfrenta investigação por parte do Ministério Público de São Paulo. Motivo: enriquecimento ilícito. O foco é o período entre 2012 e 2017 quando alternou atividade de advogado com cargos no governo paulista. A justiça por duas vezes negou a quebra do sigilo bancário do ministro.
POSSÍVEL FIM
O governo federal está analisando o fim da obrigatoriedade de veiculação de conteúdo brasileiro na TV paga. O setor audiovisual já se mobiliza querendo uma discussão obrigatória. Detalhe: os dez filmes nacionais premiados registram mais público no Canal Brasil do que nos cinemas.
MUDA FOCO
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), não esconde seu descontentamento com os rumos do governo federal. Afirma que o Palácio do Planalto se preocupa com pautas minúsculas, quando deveria mirar assuntos importantes, coisas maiores. Diz ainda reconhecer boas intenções por parte de Jair Bolsonaro, mas que se perde com polêmicas desnecessárias.
UM DESASTRE
Para Arnaldo Cezar Coelho, que um dia foi árbitro e comentarista de TV, o VAR é uma tecnologia que merece ser incentivada, mas é usada de forma incorreta no Brasil. Lembra que jamais a autoridade do árbitro dentro de campo deve ser ignorada e do jeito que as coisas caminham, o futebol perde a sua essência. Lembra que as regras do futebol são interpretativas.
PERIGO CERTO
A operadora Oi corre o risco de acabar. Até agora, todas as tentativas de salvá-la, fracassaram. Em recuperação desde 2016, não consegue cumprir acordos e relatório da Anatel indica que os recursos em caixa da mesma chegaram ao mínimo necessário. A Oi está presente em 4.854 municípios brasileiros, deve R$ 16,9 bilhões e tem no caixa R$ 4,3 bilhões.
PONTO
FINAL
Pesquisa revela que Piracicaba tem mais que o dobro da média nacional de crianças entre 0 e 3 anos matriculadas em creches. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou recentemente, os dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios, que agrupa informações trimestrais sobre o desenvolvimento socioeconômico de todas as regiões do Brasil. Na área da educação infantil, dois dados revelam o protagonismo de Piracicaba em relação aos demais municípios brasileiros: a cidade tem mais que o dobro da média nacional de crianças matriculadas em creches e a meta definida para 2024 já foi atingida pela Noiva da Colina. De acordo com os números disponibilizados pelo Censo Escolar 2019 do IBGE, as 89 escolas municipais de educação infantil possuem 10.881 crianças atendidas, o que corresponde a 61,03% da demanda local. Já a rede privada responde por 1.944 (10,79%), totalizando 71,82%, ou 12.825 crianças de zero a três anos matriculadas. Quando comparados à média nacional, que é de 34,3%, os números confirmam que Piracicaba conquistou a Meta 1, que é de 50%, cinco anos antes do prazo definido pelo Plano Nacional de Educação, do Ministério da Educação.
O prefeito Barjas Negri comentou as informações, elogiando o trabalho sério que a Secretaria Municipal de Educação vem realizando. Segundo ele, os números expressam os esforços que o município vem realizando aplicando os recursos de forma correta. Já a Secretária Municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa enfatizou o trabalho de sua equipe e a importância dos investimentos realizados pela prefeitura.

VOLTO AMANHÃ.