Corpus Christi: feriado com as ruas recebendo tapetes coloridos

CORPUS CHRISTI: FERIADO COM AS RUAS RECEBENDO TAPETES COLORIDOS.

Esta data é celebrada anualmente sessenta dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, duas semanas após o domingo de Pentecostes. Vale lembrar que, mesmo sendo celebrado em quase todas as localidades brasileiras, o Corpus Christi não é oficialmente um feriado nacional. Cabem aos governos municipais decretar o feriado. Em Piracicaba isso aconteceu em 1967, lei municipal 1470. Praticamente todas as capitais e cidades brasileiras aderiram ao feriado de Corpus Christi. Órgãos municipais ou estaduais não têm expediente neste dia, nas localidades onde é decretado feriado. O comércio abre em algumas cidades e fecha e oytas, caso de Piracicaba que, hoje (20) terá o comércio de rua sem expediente. O Shopping terá funcionamento diferenciado: as lojas abertas das 14 às 20 horas e o setor de alimentação das 11 às 22 horas.

 

O significado

do Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”. O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

 

Corpus Christi

e sua origem

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena (Itália), enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi instituída.

 

Comemoração

em Piracicaba

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos e cidades. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo. Existem inúmeras cidades, bairros e igrejas com procissões tradicionais. Em Piracicaba, por exemplo, a Matriz Imaculada Conceição, organiza e promove a procissão de Corpo de Deus, providenciando ruas com tapetes coloridos.

 

Feriado

e Dia Santo

Com a cidade de Piracicaba vivendo hoje (20) um feriado, fechando comércio e repartições públicas, mais bancos, a igreja além das procissões e missas em horários diferenciados.

Foto: Moreno Moura

 

BOM FERIADO E FINAL DE SEMANA.

VOLTO SEGUNDA. ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.