13 de junho: dia de Santo Antonio

13 DE JUNHO: DIA DE SANTO ANTONIO.

 

 

FERIADO MUNICIPAL EM PIRACICABA QUE FESTEJA O DIA DO SEU PADROEIRO.

(Lei Municipal 1925 de 1972).

Santo Antonio é o padroeiro de Piracicaba por vontade do seu fundador, o capitão português Antonio Correa Barbosa, devoto de Santo Antonio de Pádua. Também de Lisboa.

 

PADRE, FREI E SANTO

Antonio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu verdadeiro nome, nasceu em Lisboa (Portugal), em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exército e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de livros e de ficar recolhido. Era considerado inteligente e estudioso. Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por dois anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antonio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por dez anos. Em Coimbra foi ordenado sacerdote. Logo se viu com o dom da palavra que o tornou famoso, respeitado e querido. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

 

SUA VIDA EM COIMBRA

Em Coimbra o Padre Antônio conhece os freis franciscanos e entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o Evangelho. Torna-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis.

 

DESTINO PREPARADO

Frei Antonio pede transferência Marrocos, onde queria pregar o evangelho. Os Franciscanos permitem. No meio do caminho, porém, fica muito doente e é obrigado a voltar para Portugal. Na viagem de retorno, o barco é desviado e vai para Itália, chegando na Sicília, onde se dá um grande encontro de mais de cinco mil frades franciscanos chamado Capítulo das Esteiras. Lá, Antônio conhece pessoalmente São Francisco de Assis. Emoção: a mão de Deus o tinha guiado por caminhos diferentes.

 

TUDO SE TRANSFORMA

O destino faz com que conheça Francisco ou São Francisco de Assis. Frei Antônio passa quinze meses como um eremita no monte Paolo. São Francisco enxerga os dons que Deus deu a ele, chama-o de Frei Antônio e meu Bispo. Encarrega-o da formação teológica dos irmãos do Mosteiro. Por influência de São Francisco de Assis e ordem dos franciscanos, ele é enviado a Roma para tratar de assuntos da ordem franciscana com o Papa Gregório IX fica impressionado com sua inteligência e eloquência e o chama de Arca do Testamento. Possuía uma  uma força irresistível com as palavras e São Francisco o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem. Em seguida, mandou-o estudar teologia para ensinar seus alunos e pregar ainda melhor.

 

MILAGRES
ACONTECEM

Juntavam-se as vezes mais de 30 mil pessoas para ouvi-lo pregar, e muitos milagres aconteciam. Após a morte de São Francisco, ele foi enviado a Roma para apresentar ao Papa a Regra da Ordem de São Francisco. Protetor das coisas perdidas, protetor dos casamentos, protetor dos pobres, Frei Antonio passou a ser conhecido, chamado e respeitado como o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.

 

MORREU AINDA JOVEM

Santo Antônio faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 35 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antonio de Pádua. Ao morrer, nas portas de Pádua, Santo Antônio disse: “Ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas”. E completou: “Estou vendo o meu Senhor”. Em seguida, faleceu. A notícia correu rápido por toda a cidade. E, em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo e de mais um milagre.  Também é chamado de Santo Antônio de Lisboa, por ser sua cidade de origem, aliás, padroeira da capital e do país.

 

BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO

Mesmo após a sua morte, os milagres não paravam de acontecer. Apenas onze meses depois da sua morte,  foi beatificado e canonizado. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta. São Boaventura estava presente e disse que esse milagre era a prova de que sua pregação era inspirada por Deus. Está exposta até hoje na Basílica de Santo Antônio na cidade de Pádua. Sua canonização foi realizada pelo Papa Gregório IX, na Catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, sendo o processo mais rápido da história da Igreja. Em 1934 foi declarado Padroeiro de Portugal. Em 1946 foi proclamado Doutor da Igreja pelo Papa Pio XII.

 

ORAÇÃO

“Meu querido Santo Antônio dos mais carinhosos,

 o vosso ardente amor a Deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para o próximo,

vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos.

Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão.

A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a graça especial que nesse momento pedimos.

Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao Menino Jesus, que tanto gostava de repousar nos vossos braços.

Uma palavra vossa nos obterá as mercês que pedimos”.

 

RESPONSÓRIO

Se milagres desejais

Recorrei a Santo Antônio

Vereis fugir o demônio

E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido

Rompe-se a dura prisão

E no auge do furacão

Cede o mar embravecido.

Pela sua intercessão

Foge a peste, o erro a morte

O fraco torna-se forte

E torna-se o enfermo são.

Todos os males humanos

Se moderam e retiram

Digam-no aqueles que o viram. E digam-nos os paduanos.

Rogai por nós Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

CATEDRAL SANTO ANTONIO

A Catedral de Santo Antonio, em Piracicaba, foi oficialmente inaugurada dia 27 de dezembro de 1950. A primeira missa foi oficializada pelo Monsenhor Manoel Francisco Rosa, ao lado de muitos bispos e padres da região, Campinas e São Paulo.

 

DEMOLIÇÃO E CONSTRUÇÃO

Foi no dia 22 de janeiro de 1946, que o então bispo d. Ernesto de Paula, o primeiro de Piracicaba, atendendo pedidos, aceitou o desafio0 de construir a então majestosa Catedral. A última missa na antiga igreja (Matriz de Santo Antonio) aconteceu no dia 25 de janeiro de 1946 e a imagem de Santo Antonio sendo transferida provisoriamente para a Igreja São Benedito. No dia seguinte começou a demolição e dia 13 de junho de 1946 o lançamento da pedra fundamental.

 

PRIMEIRA MISSA

Em 1948, a primeira missa numa igreja em construção. Em 1950, abril, começam as seguidas missas na Catedral. Vitrais, altar, mas as torres só ficaram prontas depois. A Catedral de Santo Antonio, em Piracicaba, completa em dezembro próximo, 69 anos e nos duas de hoje passa por uma reforma comandada pelo seu pároco, Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli.

Foto: Site Catedral de Piracicaba

 

BOM FERIADO.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.