Vinte e quatro de julho

BOM DIA.

O cidadão se declara interessado na Presidência da República ou ao Governo do Estado com enorme antecedência. Como pré-candidato começa a fazer campanha e não tem a mínima noção de quem será ou poderá ser o seu (ou sua) vice, ou seja, a pessoa que vai comandar ao seu lado, e que, pelo menos teoricamente, vai compartilhar ideias e fazer planos. Isso sem falar nas coligações, atualmente sem pé e sem cabeça. Como pode? Mas, pode. Primeiro porque não existe mais qualquer cultura ou comprometimento e, segundo porque ele sabe que poucos são os eleitores que votam por esperança ou confiança. A grande maioria vota unicamente por interesse ou obrigação. Então, é impossível dar certo. Consolidado o voto nas urnas, começa a aventura e jamais você vai saber o rumo do barco. Como resolver? Com as leis e regras atuais, impossível.

 

DATA
DE HOJE

Dia de São Charbel Makhlouf

(Monge libanês da igreja Maronita, símbolo da união entre Oriente e Ocidente, canonizado no Vaticano pelo Papa Paulo VI em 1977).

 

TEMPO EM PIRACICABA

(Terça-feira)

Máxima: 26ºC Mínima: 15ºC

Sol nasce às 6hs48. Pôr do sol às 17hs46.

Umidade: 50%

Vento: 12 km/h.

Chuva: zero. Dia e noite com muitas nuvens.

 

BASTIDORES

Que a economia não vai bem, não é novidade . O ruim: ninguém espera mais nada do atual governo. O pior: ainda faltam cinco meses e sete dias para assumir o outro. É melhor nem pensar o que poderá acontecer no outro governo mais o tempo e as condições que levará para colocar a casa em ordem. Mas, o assunto é a receita. Falta dinheiro em Brasília, nos estados e nos municípios. Se o executivo que está a frente da cidade não tiver juízo, preparo ou experiência, o risco é enorme, principalmente lembrando que eleição municipal só teremos em outubro de 2020. Piracicaba vive essa realidade e ela (a receita) piorou este ano. Em Piracicaba, a Prefeitura Municipal arrecadou menos no primeiro semestre, comparando com 2017. A explicação (ou justificativa) mais ouvida é a greve dos caminhoneiros e a Copa do Mundo. Fica a expectativa: como será no segundo semestre que já começou? Uma coisa é certa: preocupação existe. Um detalhe: Piracicaba está livre de inexperiência e incapacidade. Para a grande maioria o município correria risco quanto a sua saúde financeira caso o prefeito não fosse Barjas Negri. É evidente que a oposição discorda. Normal.

Foto: Justino Lucente / CCS

 

O QUE
ELES DIZEM

“Quero me dedicar a família e aos meus negócios. São muitos anos como árbitro e comentarista longe de casa. Sou grato a Globo, uma equipe poderosa onde aprendi muito”.

Arnaldo Cezar Coelho (anunciando sua aposentadoria).

Foto: Fábio Cordeiro

 

DICA SAÚDE

A cintilografia é o exame mais eficaz para você acompanhar a diminuição dos danos causados pela metástase óssea. Após a aplicação de um contraste, o paciente entra em uma máquina para realizar o teste. É possível acompanhar a imagem que mostrará o uso do radiofármaco capaz de frear a evolução da doença. Os pontos metastáticos marcados pela mancha preta, diminuem aparecendo cinza. (Revista MAIS SAÚDE)

 

INFORMAÇÃO

Começou a operar comercialmente nesta segunda-feira, 23 de julho de 2018, o primeiro ônibus 100% elétrico do sistema do Distrito Federal. O veículo faz a linha 109 Circular- Rodoviária Plano Piloto/Memorial JK/ Rodoviária Plano Piloto/Esplanada dos Ministérios. Comprado pela Viação Piracicabana, concessionária da bacia 01 do sistema do DF, o ônibus é fabricado pela chinesa BYD, que tem planta em Campinas, no interior paulista, com carroceria Marcopolo Torino Low Entry (piso baixo), característica que não restringe a acessibilidade apenas às pessoas com cadeira de rodas, como ocorre com os ônibus de piso alto com elevador. O modelo foi apresentado em março, durante o Fórum Mundial das Águas, com cobertura do Diário do Transporte. As baterias são recarregadas na garagem e a autonomia para o tipo de trajeto no DF fica em torno de 300 km. O veículo não emite nenhum tipo de poluente atmosférico durante a operação e há baixa produção de ruído. Os motores elétricos são nos eixos, o que garante melhor desempenho para a tração. O modelo conta também com a frenagem regenerativa, que aproveita a energia gerada pelos freios e a que não é usada nos momentos de operações menos severas. Ar-condicionado e tomadas com carregadores USB estão ente os itens de conforto na carroceria. De acordo com a DFTrans, gerenciadora do sistema, a operação do ônibus pode reduzir as emissões em torno de 46 toneladas de gás carbônico no ambiente.  Este benefício ambiental equivale, por exemplo, aos efeitos gerados pelo plantio de 343 árvores por ano. Um segundo ônibus está em produção e o governo do DF diz que mais ônibus elétricos devem ser inseridos no sistema ao longo do tempo.

Foto: Piracicabana/Divulgação

 

ELEIÇÕES 2018

Já oficialmente candidato a Presidência da República (convenção aconteceu dia 20), Ciro Gomes (PDT) tem agora toda pressa em buscar coligações para aumentar seu tempo na TV e no rádio. Sem nenhuma coligação, dispõe de apenas 33 segundos. Depois do fracasso nas negociações com o Centrão, quer fechar com o PSB e PC do B. Em seguida define o seu (ou sua) vice. Diz querer que homem e mulher seja igual ou equilibrado (em número) nas posições de destaque no seu governo.

 

PERGUNTAR
NÃO OFENDE

Jair Ventura foi demitido no Santos. O Corinthians seguirá o mesmo caminho? No Palmeiras a torcida também se mostra descontente com o comando técnico. Alviverde cede ou não?

 

PONTO FINAL

Tudo indica que a disputa pela Câmara Federal em Piracicaba será muito equilibrada. Nomes expressivos estarão concorrendo. Certeza quanto a todos os postulantes ao cargo de Deputado Federal, só mesmo dia 5 de agosto, contudo os nomes anunciados são bastante conhecidos e fortes. Como Antonio Carlos de Mendes Thame (PV) já está confirmado oficialmente para disputar vaga no Senado Federal, o caminho a Câmara Federal ficou livre e esse detalhe animou os concorrentes. Vários partidos ainda não definiram ou anunciaram estratégias ou nomes, no entanto, os pré-candidatos mais conhecidos e praticamente definidos são Fausto Longo, José Luiz Ribeiro, Gabriel Ferrato, João Pauli e Pedro Kawai. Logicamente podem surgir  outros.

Foto: site do deputado Thame

 

ATÉ
AMANHÃ

 

O Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba prepara a festa do Contabilista do Ano 2018. Foi eleito com 60% dos votos dos associados, o profissional Sérgio Valdir Canale (Escritório Contábil Canale). A homenagem acontecerá no dia 3 de agosto, 20 horas, na sede do Sincop, na rua Pasqual Guerrine 55, bairro Castelinho.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.