BOM DIA.
Se é verdade que a economia se recupera (e todos os especialistas dizem que sim, embora com lentidão), também é verdade que o cidadão continua sofrendo. Desemprego não dá trégua. Muita gente continua sem poder ter o seu sagrado salário. Aumenta e muito a migração para a formalidade. Carteira assinada é privilégio. Também incomoda os índices da inflação. Números apontam para um dos mais baixos dos últimos anos. Não chega a 3%, podendo fechar o ano entre 3,5 a 3,8. E, provoca desânimo ao trabalhador quando recebe notícias que apontam para majoração dos preços dos combustíveis, gás de cozinha e agora, novamente da energia elétrica. Aliás, dias atrás, querendo acalmar, uma autoridade foi bem clara: “A saída é economizar. Evitar a luz acesa e o ar condicionado ligado”. Acredite.
DATA
DE HOJE
Início do Outono
Dia do Contador de História
Dia da Felicidade
TEMPO EM PIRACICABA
(Terça-Feira)
Máxima: 33ºC. Mínima: 22ºC.
Sol nasce às 6h14. Pôr do sol às 18h21.
Umidade: 41%.
Vento: 5 km/h.
Chuva: 15 mm.
Manhã com muitas nuvens e chuva (isoladas) tarde e noite.
NOTÍCIAS&RÁPIDAS
Amanhã (21) contra Audax é vencer ou vencer. Não existe outra opção para o XV depois do empate contra o Nacional.
Hospital Regional em Piracicaba terá 900 funcionários até o final do ano atendendo 26 cidades.
Reunião debateu metas parta o trânsito de Piracicaba. Semuttran se considera isenta e aponta para imperícia, falha mecânica e abuso de velocidade os motivos para aumento de acidentes.

Sincomércio Piracicaba anuncia que chocolate e bombom tiveram redução nos preços: 10,62%. Mas, pescados e itens para uma bacalhoada subiram.
Festa do Milho em Tanquinho começou com muita gente e continua nos próximos dois finais de semana.
Projeto Cine Bairro exibe gratuitamente nos dias 20 e 27, na Estação da Paulista, o documentário “Língua: Vidas em Português”.
Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos exibe mostra “Seus Presidentes e Suas Obras”. De 1980 a 2018. Abertura dia 23, às 19hs30, na Casa do Povoador.
O XV em jogo decisivo precisa da sua torcida na noite de amanhã (21) no “Barão da Serra Negra”.
Correios e a crise. Acumula prejuízo e só em Piracicaba faltam 50 funcionários.
BASTIDORES
Embora muita gente diga não saber em quem vai votar em outubro, pode acontecer de na oportunidade ter uma série de opções. Não se sabe até onde será possível reconhecer e confiar no detalhe de esquerda, direita, centro etc. Afinal, acabou-se fidelidade ou ideologia partidária. Márcio França, atual vice-governador de São Paulo, pertencente ao PSB, não terá a oposição de Geraldo Alckmin. Já o candidato João Dória que é do PSDB, partido do qual Alckmin é presidente nacional, garante que, ao contrário de França, não aceitará em hipótese alguma negociar com qualquer partido da esquerda, tipo PCdoB. Em se tratando da Presidência da República, total indefinição. Tem Geraldo Alckmin como uma certeza na disputa, bem como Jair Bolsonaro. Muitos outros nomes são comentados e apresentados. Com chances reais de sucesso, pelo menos agora, em março, não há ninguém. Como existe tempo, mais a frente, a situação pode e deve ser outra.
TRÊS TEMPOS
LI
Os líderes da Operação Lava Jato, que completou quatro anos, não escondem o receio do STJ mudar o destino dos condenados em segunda instância. Cientes da pressão em cima dos magistrados, alertam a sociedade para o fim do sucesso da Lava Jato caso a regra atual seja alterada.
VI
Globo Repórter mostrou costumes do povo da Coreia (Norte e Sul) e muitas outras curiosidades, como a luta, música, ensino e esporte. Emocionante, por exemplo, ver Coreia do Sul e do Norte, juntas, sob uma mesma bandeira, numa olimpíada. Igualmente sensibiliza o respeito para com os professores.
OUVI
Ministro Gilmar Mendes e o ex-presidente Lula, em São Paulo e no sul do Brasil, foram hostilizados. Esse clima ou situação envolvendo políticos e autoridades devem se repetir nos próximos medes, pelo menos até as eleições em outubro. Depois… Bem, depois nem com bola de cristal é possível adivinhar.
PONTO FINAL
Aqui, no BLOG, não abrimos espaço para casos policiais. Pode até acontecer, mas por um motivo especial ou diferenciado. Contudo, o acontecido em Piracicaba na semana passada é difícil ou impossível de ser assimilado. Nos referimos ao pai que espancou, estuprou e matou filho de 1 ano e cinco meses. Impossível ouvir e pior, imaginar o acontecido. É inevitável uma pergunta: “O que fazer com essa pessoa?”. Pode até ser contra a lei, mas o primeiro desejo é não aparecer nenhum advogado para a defesa. Se réu confesso, talvez (que Deus no perdoe pelo julgamento) o jeito é colocá-lo atrás das grades e nunca, jamais cogitar sua liberdade. Prisão perpétua. Sem nenhum dó.
LEMBRETE
“Deus esconde-se da mente do homem, mas se revela ao seu coração.” (Provérbio africano)