Vinte e um de novembro

BOM DIA.

Um final de semana prloongado com chuva. Em alguns lugares mais, em outros menos. Não foi apenas na nossa região. Também na capital e no litioral. Ontem (20) ela deu uma trégua. Pelo menos durante o dia. Vai se confirmando aquilo que foi previsto, ou seja, um novembro chuvoso. Rapidamente vamos chegando a dezembro, reta final do ano. A chuva é bem vinda. Sempre dizemos (e não nos cansamos de repetir): nosso rio fica bonito, a terra e a lavoura agradecem, os reservatórios também e ameniza esse calor muitas vezes insuportável na medida que também  nos aproximamos da estação verão. Apesar de tantas dificuldades e a preocupações, vamos nos preparar para mais um Natal e que ele nos traga acima de tudo muita Paz e que o Ano Novo que se avizinha, nos proporcione menos sofrimento provocado explicitamente pelas nossas autoridades. O povo precisa, necessita e com urgência de tranquilidade. Bom dia a todos.

 

DATA DE HOJE

● Dia da Homeopatia ● Dia das Saudações ●

 

DESTAQUE

“No Dia da Consciência Negra devemos refletir sobre as dificuldades que enfrentamos com respeito a preconceito e mercado de trabalho e outras coisas mais. E, temos que lutar pela preservação da cultura negra”;

Adney Araujo (Presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Piracicaba).

Foto: Emerson Pigosso / Câmara Piracicaba

 

MANCHETES

Igreja Imaculada Conceição se prepara para as festividades do dia 8 de Dezembro.

 

Dia 8 de Dezembro é Feriado Municipal. Dia da imaculada Conceição. Comércio de Piracicaba vai abrir das 9 às 17 horas.

 

Dia 4 de Dezembro o XV que se apresenta para o início da preparação de olho em 2018.

 

Rio Claro é o primeiro adversário dos quinzstas no Campeonato Paulista Série A-2.

 

Um pedido da torcida quinzista: desta vez não vamos errar no planejamento e principalmente nas contratações.

 

Guarantã abre inscrições para interessados na Paixão de Cristo. Testes nos dias  3, 4 e 5 de dezembro.

 

Águas de São Pedro agora tem o seu aplicativo que auxilia o turista sobre pontos turísticos e hospedagem.

 

Sexta-feira, dia 24, a esperada Black Friday. Mas, cuidado com a propaganda enganosa. Evite sites desconhecidos.

 

Uma temporada com muita chuva. Desafio para cidades e lugares com enchentes e alagamentos. Sem dinheiro, prefeituras não resolvem os problemas.

 

Papai Noel é muito elogiado no Shopping Piracicaba. Por adultos e crianças.

Foto: divulgação

 

ACIPI confia num Natal com grande movimento no comércio. Como incentivo, anuncia carro, moto e muitos outros premios.

 

PROSA&PROSEANDO

Nos últimos dias várias datas importantes. Muitas vezes, algumas passam despercebidas. Ontem (20) o Dia da Consciência Negra foi lembrado e bastante comemorado, com festividades no Engenho Central.  Domingo (19) foi o Dia da Bandeira, um dos nossos simbolos. No passado, mais celebrado. Hoje, temos estudantes que sequer sabem a letra do Hino da Bandeira. Dia 18 (sábado), comemorou-se o Dia do Conselheiro Tutelar. É possível encontrar quem não saiba o quanto ele é importante para a sociedade em especial para a proteção de crianças e menores  em situação de risco. Tivemos também o Dia do Ténico em Contabilidade, do Esteticista, do Auditor Interno e do Biomédico: ele estuda em média quatro anos e se prepara para identificar microorganismos. Uma data que  pode parecer brincadeira: Dia do Vaso Sanitário (19). Mas, é sério. A ONU oficializou a data em 2003 e serve para o mundo se conscietizar com respeito a um sistema de saneamento adequado. Hoje é dia da Homeopatia, uma medicina que tem 200 anos e que começou graças a um jovem (Cristhian Friedrich Samuel Hahnemann)  que se formou na Alemanha com 24 anos. Hoje também é o Dia das Saudações. Pelos menos 180 paises comemoaram e a data serve para celebrar a amizade, a paz e alaegria: é festejado com um aperto de mão ou um abraço. Para terminar: você sabia que também no dia 19 (domingo) comemorou-se o Dia Internacional do Homem? Pois bem. Surgiu em 1992 com a Ordem Nacional dos Escritores querendo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde. Daí, um dos motivos para o novembro azul.

 

FIQUE SABENDO

O espetáculo “Cantando na Chuva” encerra em dezembro sua temporada de quatro meses em São Paulo. Sucesso absoluto. Com sessões de quinta a domingo no Teatro Santander (Complexo do Shoppin JK Iguatemi), seus organizadores distribuiram 10.000 capas de chuva para os espectadores da primeira fila por causa dos respingos de efeitos especiais. “Cantando na Chuva” é um dos filmes mais celebrados do cinema norte americano. Tem 65 anos e foi para o teatro se consagrando com Gene  Kelly e Jean Hagen. No Brasil faz sucesso com o Jarbas Homem de Mello e Cláudia Raya. Bruna Guerin e Rener Tenente completam o elenco. Ingressos custam de 50 a 240 reais.

 

TRÊS TEMPOS

LI

Sérgio Daniel, 68 anos, é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia. Com formação em Nova York em oncologia clínica, afirma que pacientes e também médicos pouco sabem sobre o câncer. Diz que clinicos gerais necssitam de treinamento oncológico, havendo mais multidisciplinalidade na área. Quanto aos pecientes, precisam se conscientizar quabnto a uma vida sauável. Alerta: “Não é só bebida, droga, cigarro, mas também a obesidade e o sedentarismo provocam a doença”.

 

VI

Vimos imagens com mais cenas de confronto entre polícia e manifestantes em frente a Assembleia Lagislativa do Rio de Janeiro. O povo carioca está perto do limite. Violência, morte, corrupção, desemprego, salários atrasados e a imagem da impunidade deixam uma sensação nada agradável.

 

OUVI

Até quando atual regime venezuelano suportará a crise? Também violência, morte, desemprego, inflação astronomica, falta de alimemntos, remédios e regime autoritário. Politicos e autoridades importantes afastadas estão fugindo e o comando do país anuncia calote, não honrando suas dividas.

 

FOTO DO DIA

Governador Geraldo Alckmin se reuniu com as diretorias das ADJORIs e na oportunidade se falou sobre relacionamento entre auitoridades e imprensa, numa preocupação com a democratização da comunicação. Presenças de jornais de vários estados brasileiros, organizado pela ADJORI Brasil. O jornalista Evaldo Vicente, integrante da diretoria nacional, um dos responsáveis pelo encontro, ressaltou a intenção do governador em se reunir em detertminadas regiões estreitando os entendimentos. Com respeito a política atual e principalmente sua participação nas eleições de 2018, segundo o diretor de A Tribuna Piracicabana, o governador Alckmin se mostrou totalmemnte discreto. Resumiu: “Vamos esperar. Cada coisa no seu tempo”.

Foto: Divulgação/Adjori-Brasil

 

REGIÃO

Rose Massarutto que já passou pela  Secretaria de Turismo de Piracicaba agora mostra todo seu talento na cidade de Águas de São Pedro. A estância turística vai ganhando desatque com as constantes novidades. Durante o Festival Gastronomico,  Rose Massarutto anunciou o lançamento do aplicativo mobile para Smartphone (para IOS e Android).  O aplicativo foi uma solicitação da Setur visando facilitar a vida do turista com informações sobre hospedagens, pontos turísticos, água medicinais, comércio, alimentação, passeios, etc. Quem conhece a Rose sabe da intensidade e capacidade do seu trabalho.

 

PONTO FINAL

Já conhecemos a tabela do Campeonato Paulista Série A-2 de 2018. Disputa difícil, lembrando que só sobem duas equipes. Equipes de tradição vão buscar o acesso.  XV de Piracicaba, mais Juventus, Portuguesa, Guarani, Taubaté, Inter de Limeira, Rio Clario, Audax, Oeste, São Bernardo, enfim, podem esperar por  muito equilibrio e dificuldade. Na competição deste ano, início de 2017, quando sonhavamos com a Série A-1, o XV teve que se virar para não cair para A-3.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.