Trinta de agosto

● Dia de São Cesário de Arles ● Dia Nacional de Conscientização de Esclerose Múltipla ●

 

BOM DIA.

Fufuca é o nome do momento. Ele é o presidente em exercício da Câmara dos Deputados. Por oito dias. Se acontecer alguma coisa com Rodrigo Maia, Fufuquinha assume a Presidência da República. Fufuquinha como é chamado pelos amigos (filho de Francisco Ribeiro Dantas Filho ou simplesmente Fufuca Dantas, atual Prefeito Municipal de Alto Alegre do Pindoré) é o segundo vice presidente da Câmara. O primeiro (Fábio Ramalho-PMDB de Minas Gerais) viajou com Michel Temer para a China. Nome verdadeiro: André Luiz de carvalho Ribeiro. Médico, aos 21 anos de idade foi eleito no Maranhão o mais jovem deputado estadual do Brasil. Fufuca, no Maranhão, é sinônimo de Francisco. Daí, o apelido, considerado lá, um tratamento carinhoso. Tal qual Chico. Votou contra Dilma e a favor de Temer. É visto como homem de confiança tanto de Michel Temer como de Eduardo Cunha. Fufuquinha se considera experiente. Chama a atenção de todos por causa do apelido. Analistas de plantão em Brasília garantem que ele nada fará de excepcional e qualquer decisão estratégica ficará para quando da volta de Temer. Mas, tem votação importante na fila.

 

DESTAQUE

“O aumento de denúncias contra o crime é ótimo e quanto mais prisões, mais a sociedade acreditará no nosso trabalho”.

Tenente-Coronel Willians de Cerqueira Leite Martins, comandante do 10º BPM-I.

Foto: Gazeta de Piracicaba

 

DATA DE HOJE

Dia de São Cesário de Arles

Cesário de Arles ou Cesar de Arles foi um monge francês que se tornou bispo de Arles e um santo para a igreja católica e ortodoxa. Ele escreveu vários tratados e duas regras monásticas que ficaram conhecidas e uma delas famosa como “A Regra de São Cesário”. Presidiu vários concílios e no século VI  fundou o mosteiro São João de Arles. São Cesário é representado com um livro, uma espada ou a parar o fogo. Por isso ele é o padroeiro da luta contra o fogo. Nasceu na França em 470 e ainda adolescente foi para o mosteiro onde se destacou pela inteligência. Morreu aos 73 anos de idade.

 

Dia Nacional de Conscientização de Esclerose Múltipla.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora uma doença ainda desconhecida, ela é motivo de incansáveis estudos por parte da ciência médica. A data de 30 de agosto foi escolhida para lembrar a doença numa homenagem a Ana Maria Levy, que nasceu exatamente nesse dia. Graças a ela, fundadora da ABEM, são mais de 30 anos que a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla vem prestando serviços a população e seguida por outras muitas associadas em todo o Brasil. A data foi comemorada pela primeira vez em 2006.

 

RANKING

SICREDI ENTRE OS VINTE MELHORES

A instituição financeira cooperativa Sicredi com mais de 3,5 milhões de associados em vinte e um estados brasileiros, aparece segundo levantamento, entre as vinte melhores do Brasil. O Sicredi é exatamente a 11ª financeira do país. Outro detalhe importante: no quesito operações de crédito, desponta em terceiro lugar e em depósitos totais em quarto. Mais informações do ranking apontado pelo Valor Econômico: a Sicredf sempre se destaca nas pesquisas quanto a patrimônio líquido, lucro líquido, melhor resultado operacional e melhor rentabilidade operacional. O trabalho do ranking brasileiro tem a participação da Fundação Getúlio Vargas. Em Piracicaba a Sicredi atende na Avenida Independência 3377 (bairro dos Alemães) esquina com a rua Dona Eugênia.

Foto: Gazeta da Cidade Alta

 

PILHA/BATERIA

SINCOMÉRCIO RECEBE DOS COMERCIANTES

O Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista na Rua Governador 484) é um posto secundário no descarte de pilhas e baterias portáteis. O comerciante recebe as mesmas em suas lojas e em seguida transporta-as para o seu sindicato com quantidade de até 10 kg. Para oficializar sua participação o comerciante precisa aderir ao Termo de Compromisso. Qualquer dúvida busque informações junto ao Sincomércio. Atendimento de segunda a sexta no horário das 8 às 17 horas.

 

FOTO
DO DIA

O Shopping Piracicaba coloca a disposição das crianças até o dia 17 de setembro (na Praça de Eventos Norte) a atração Kids Parks Fazendinha. Tem a Fazendinha Divertida (espaços para escalar e escorregar) e Fazendinha Feliz (com jogos e desenhos para colorir).

Foto: Engenho da Notícia / Assessoria de Imprensa Shopping Piracicaba

 

TROCA

PREFEITURAS PERMUTAM ATENDIMENTO MÉDICO

Um drama para o já baixo caixa financeiro da Prefeitura Municipal de Piracicaba é o atendimento cada vez mais crescente de pacientes da região. Governos municipais de Piracicaba e Rio das Pedras fecharam um acordo. Piracicaba recebe nos hospitais pacientes que precisar de atendimento em ortopedia, traumatologia e maternidade. Já a Noiva da Colina encaminha para Rio das Pedras procedimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, pediatria, ginecologia e clínica geral. Justificativa para a permuta de pacientes SUS: otimizar recursos e atender as diretrizes de uma lei federal para regionalização dos serviços. Vamos ver na prática como será.

 

FIQUE SABENDO

CASA DA MOEDA REDUZ CONTRATO

A Casa da Moeda que entrou na lista de possíveis privatizações do governo Michel Temer, anunciou que vai reduzir em 25% o contrato que tem com prestação de serviços médicos a seus 2.700 servidores. A referida instituição estatal mantém ao custo de 8 milhões de reais uma estrutura com 22 médicos, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e enfermeiros.  Quem inchou a folha foi a ex-presidente Dilma Rousseff e o corte poderia ser bem maior.

 

CURTAS&MISTURADAS

● FILAS enormes diárias em busca de um emprego no atacadista Assaí. ● BOM filme brasileiro no Shopping: “João, o Maestro”. ● DOMINGO, às 18 horas, no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, a coroação de Nossa Senhora. ● TORCIDA do XV não pode esquecer: Copa Paulista, Campeonato Paulista A-2 e Campeonato Brasileiro Série D são três realidades totalmente distintas. ● ESCORPIÕES: todo cuidado é pouco com bueiros, terrenos e entulhos. ● MÉRITOS indiscutíveis do Prefeito Barjas Negri: paciência para ouvir e habilidade para negociar. ● NESTE dia 1º de setembro o CECAN (Centro de Câncer da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba) completa 24 anos. ● CALÇADA na rua Governador Pedro de Toledo com problemas (buracos e desnível) oferece riscos para pedestres. ● VIOLÊNCIA contra a mulher em Piracicaba não diminui, pelo contrário: este ano 24% maior que 2016. ● SEMUTRAN poderia aumentar (e bastante) o número de faixa de pedestre: muitos cruzamentos sem essa providência. ● DOS possíveis candidatos nas eleições de 2018, Matheus Erler, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, é quem mais acelera trabalho de exposição do nome.

 

XV

TEM FUTEBOL ESTA NOITE

Alvinegro piracicabano volta a campo (hoje às 20 horas) para enfrentar o Mirassol valendo pelo segundo turno da Copa Paulista. Ingressos: 20 e 10 reais. O XV tem uma série de partidas invictas, mas não jogou bem sábado último diante do Noroeste, embora tenha vencido. Para conquistar definitivamente a confiança do torcedor (e de todos) é necessário jogar bem mais, logicamente dentro da limitação Copa Paulista, certame de baixo (ou sofrível) nível técnico.

 

ÚLTIMA 1

Ivan Lins se apresenta em Piracicaba dia 14 de setembro, às 20 horas, no teatro Unimep Taquaral. O Projeto Jovens Músicos que atua a sete anos sob a gestão da Associação Amigos da Música de Piracicaba, anuncia também a participação da Orquestra Filarmônica de Piracicaba. É bom lembrar que o Projeto Jovens Músicos começou com 40 alunos e atualmente tem mais de 250. Se envolvem ainda nesse evento, o Ministério da Cultura, a Secretaria de Cultura do estado de São Paulo, com apoio da Lei federal de Incentivo a Cultura. Ingressos a venda na Livraria Nobel, no Shopping Piracicaba.

Foto: Assessoria Ozonio Propaganda

 

ÚLTIMA 2

Rodrigo Janot, Procurador Geral da República, enviou no final da tarde de ontem (29) a Delação Premiada de Lucio Funaro ao STF. Caberá ao ministro Luiz Edson Fachin a homologação. Fontes garantem que ele “entrega” muita gente graúda do PMDB, em especial Michel Temer. Obsessão do Procurador Geral da República seria apresentar a segunda denúncia contra o Presidente da República. No Palácio do Planalto todos tem certeza que isso acontecerá. Outra delação muito aguardada e explosiva seria a do ex-ministro Palocci.

Foto: divulgação

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

Quatro presidentes da República visitaram Piracicaba. Pelo menos no século XX e agora mais recentemente. No passado, sempre atendendo convites de universidades piracicabanas, aqui estiveram Juscelino Kubitschek, Garrastazu Médici e Ernesto Geisel. Dilma Rousseff também esteve na Noiva da Colina. A convite da Raízen.

Compartilhe este post:

Um comentário para “Trinta de agosto”

  1. Tenho dois comentarios:
    1-ninguém merece um “Fufuca”como presidente da Câmara. Não desmerecendo a pessoa mas a inexperiência. Que país é esse? Além do que a situação política vai cada vez pior. Para nos para todos nós roubarem. Já isso?
    2- SUS -não podendo mais arcar com plano de saúde, tenho contado com atendimento do SUS. Por enquanto nada a reclamar a não ser a demora para algumas consultas. Vou passar por uma cirurgia de he rnia epigastrica em poucos DIAS, mas não consegui um dos exames que seria a colonoscopia. Tem 2 anos de espera. Pasmem! Dois anos.
    Agora, com a situação financeira abalada, muitas pessoas (como eu) estão recorrendo ao SUS. DEMORA MAIOR NO ATENDIMENTO.
    POR HOJE É SÓ. BJSS PRIMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.