Vinte e cinco de agosto

● Dia do Soldado ● Dia do feirante ●

 

BOM DIA.

Ontem (24) foi um dia diferente. No lançamento da nova obra do Cecílio Elias Netto (“Piracicaba – A Doçura de Terra”) reencontramos grandes amigos, gente da imprensa de ontem e de hoje. Muitas personalidades, convidados que aplaudiram um grande momento e acontecimento. Arnaldo Branco Filho mais uma vez é o editor executivo de uma obra realmente linda. Além de um texto com a marca consagrada do seu autor, traz fotos fantásticas de uma equipe notável. Batendo papo, inevitável relembrar inesquecíveis momentos que marcaram trabalho e acima de tudo um jornalismo marcado pelo idealismo e paixão. Voltando ao assunto principal, quando você lê o que Cecílio escreve sobre a Piracicaba que ele ama tanto, se nota o quanto incrível, linda e apaixonante é essa cidade. Muito mais do que possa imaginar. Temos todas as obras (e autografadas) do Cecílio Elias Netto. Impossível apontar a melhor, a mais importante ou bonita. A torcida é para que Cecílio não pare de escrever. Nos ensina, nos oferece um conhecimento de inestimável valor, nos presenteia com um verdadeiro patrimônio que, com toda certeza, ao longo de muitos anos servirá como documento sobre uma terra sem igual.

 

DESTAQUE

“Piracicaba adquiriu identidade própria: o caipiracicabanismo. Que é uma maneira especial de ser, de acreditar, de olhar para o futuro com orgulho, segurança e firmeza”

Cecílio Elias Netto (Escritor e jornalista). Um dos textos da sua nova obra.

 

DATA
DE HOJE

Dia do Soldado

O Dia do Soldado surgiu em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, o Patrono do Exército Brasileiro, que nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e lutou em várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior. A data celebra também a atividade exercida pelos soldados do Exército Brasileiro que trabalham e lutam pela proteção da Nação.

 

Dia do Feirante

Essa data é uma homenagem a primeira feira livre que ocorreu no país em 25 de agosto de 1914, no Largo General Osório, em São Paulo. Demorou algum tempo, mas em 1934, o prefeito da capital paulista, Washington Luís, oficializou as feiras e mercados livres com decreto n.o 625 em 28 de maio de 1934. Atualmente a lei n.o 492 de 1984 rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional.

 

TURISMO

PIRACICABA DISCUTE PASSEIO NÁUTICO

O programa faz parte da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a ideia é integrar toda a região de Piracicaba. Na capital paulista o assunto foi debatido anteontem (quarta-feira) com Pedro Cruz representando a Prefeitura Municipal de Piracicaba através da Secretaria de Governo. Próxima reunião marcada para setembro em Águas de São Pedro.

Foto: flickr – último romântico do brazil

 

DANÇA&MÚSICA

FESTA DO FOLCLORE NO SANTUÁRIO

Como parte das festividades do mês (agosto) de Todas as Marias, acontece amanhã (sábado) na Tenda do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres (Vila Rezende) a 1.a Festa Folclórica de Piracicaba. Começa às 14h30 e vai até às 22h30 com muita dança, música, congada e espetáculos de grupos como o Trentino. Às 17 horas tem a apresentação de Craveiro e Cravinho. Durante toda a tarde e noite, barracas de cachorro quente, pastel, espetinho, doces, milho, cuscuz, batata frita, bebidas e muitas brincadeiras.

 

FIQUE SABENDO

CELULAR: UM NOVO SEM RISCO

Depois de tirar do mercado antes do previsto o Galaxy Note 7 (smartphone que ficou conhecido pelas explosões) a Samsung garante que tomou todas as precauções para ter certeza de que o seu sucessor não terá problemas semelhantes.  A empresa sul-coreana anuncia a chegada do Galaxy Note 8 e aponta para muitas melhoras que os usuários vão conferir em seus smartphones, tipo mais velocidade e câmara melhor.

 

FOTO
DO DIA

Jornalistas, amigos e parceiros se encontraram ontem (24) no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes para o lançamento da nova obra do escritor Cecílio Elias Netto. Ele autografou “Piracicaba – Uma Doçura de Terra”.

Foto: Facebook Edson Rontani

 

GENTE
NOTA 10

● Willey Sucasas ● José Osvaldo Municelli ● Erasmo Spadotto ● Fátima Telles de Oliveira ● Denise Schiavinatto Claudino ● Carla Dionisio ● Roberto Antônio Cera ● Edson Rontani Junior ● Claudete Martins ● Kelly Bueno Cunha  ● Gustavo Jacques Dias Alvim

 

HUMOR

AMANHÃ ABERTURA DO SALÃO

Neste sábado (26) às 17 horas, no Engenho Central, acontece a abertura oficial da 44.a edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Este ano, a mostra recebeu 2.985 inscrições, número que superou 2016. Os vencedores serão conhecidos no Teatro Erotides de Campos. Na sequência, o público será convidado a conhecer 410 trabalhos selecionados de 34 países. Os 2.985 trabalhos inscritos são de 560 artistas de 57 países inscritos.

 

TRÊS TEMPOS

LI
Numa entrevista, o ministro Henrique Meirelles diz acreditar que o candidato com umamensagem reformista terá grandes chances de ganhar a eleição em 2018 na disputa pela Presidência da República. Afirma ainda que já ficou provado estar o brasileiro cansado de populista.

 

VI 

Imagens de dois marginais roubando um cadeirante na rua, em pleno luz do dia, chocou. A televisão mostrou e não tem como não se indignar. Não existe mais limite. Identificados devem ser presos, mas num país onde se solta com incrível facilidade, é impossível alimentar sentimento de justiça.

 

OUVI

Com Gustavo Jacques Dias Alvim, ex-reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, conversamos sobre o momento atual e a greve neste mês de agosto. Ele acredita que a Unimep superará esse momento, contudo destaca a necessidade de a universidade ter um comando com capacidade e vontade de dialogar.

 

PARABÉNS

14 ANOS DA GAZETA

Um dia de alegria para toda a equipe da Gazeta de Piracicaba. Jornalistas, fotógrafos, departamento comercial, mais funcionários administrativos, ontem (24) comemoraram o décimo quarto aniversário de um jornal que com rapidez conquistou a confiança e simpatia de milhares de leitores piracicabanos. Um jornal completo, com tudo que você possa imaginar e exigir, desde notícia, informação até um notável time de articulistas. A Gazeta de Piracicaba tem como editores Joacir Cury e Angela M. Furlan e na gerência comercial Wilson Tietz.

Foto: Facebook / Antonio Trivelin

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

Em 1954 o famoso cafezinho se transformou em tema de polêmica. Tudo porque a então Comissão Municipal de Abastecimento e Preço autorizou a troca de xicaras utilizadas nos bares (a pedido dos comerciantes) de 35 cc. por 50 cc. Com isso o valor dobrou: de Cr$ 0,50 para Cr$ 1,00. Naquela época existiam dois preços: café adoçado e café para adoçar. Tanta confusão custou a demissão dos integrantes do órgão municipal.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.