Vinte e quatro de agosto

● Dia do Artista ● Dia da Infância ● Dia de São Bartolomeu ●

 

BOM DIA.

Todo dia tem notícia envolvendo o judiciário. No momento dividem o protagonismo, os altos salários e o juiz Gilmar Mendes. Valores mensais muito, mas muito longe daquilo que a lei determina. Gente assustada com quantias superiores a 60, 70 mil reais. Porém, temos ainda pagamentos de 400, 500, 600 mil reais. A decisão da ministra Carmem Lúcia de obrigar a divulgação dos salários, deixou muitos juízes bravos, naturalmente por causa da sua exposição e dos seus ganhos. Despesas de tribunais em Brasília, é outro assunto que incomoda num momento em que o país atravessa séria crise econômica, política, social e moral. Falta dinheiro na Previdência, no Ministério da Saúde e na Educação. Faltam recursos para a Segurança Pública. Empresas não empregam e são milhões e milhões diariamente procurando trabalho. Preocupação enorme num país endividado. Quanto ao juiz Gilmar Mendes, no mínimo incomoda o Poder Judiciário e constrange seus colegas com decisões questionáveis e polêmicas. Pergunta simples: quem pode resolver? Se é que alguém quer resolver.

 

DESTAQUE

“Os três poderes da República estão dominados por verdadeiras quadrilhas. Tinha algumas ilusões com relação ao Supremo, mas acho que ninguém se salva”.

José Nêumanne Pinto (Jornalista, escritor e poeta, articulista do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista da Rádio Estadão). Declaração feita na palestra sobre Empreendedorismo em evento realizado pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba.

 

DATA DE HOJE

Dia do Artista

O Dia do Artista é uma homenagem a aqueles que nos fazem fugir da realidade e sonhar. Também com eles nos divertimos e aprendemos. É muita gente iluminada como ator, pintor, cantor, poeta, dançarino, artesão, atleta, fotógrafo, músico, escultor, realizador, etc. Eles se expressam através da arte e cultiva sentimentos.

 

Dia da Infância

Data criada pela UNICEF com a finalidade de promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças de todo o mundo. A Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que toda criança tem direito a alimentação, educação, lazer, liberdade, um ambiente familiar e saúde adequados. Elas também devem ser protegidas das discriminação, exploração, violência e negligência.

 

Dia de São Bartolomeu

Figura bíblica, um dos doze primeiros apóstolos de Jesus. Para os católicos, São Bartolomeu é considerado o padroeiro dos padeiros, dos alfaiates e dos sapateiros. Segunda narra a Igreja Católica, São Bartolomeu morreu em 24 de agosto ano 51 d.C. A partir do sincretismo religioso, muitos santos católicos passaram a representar orixás para as doutrinas do candombré e umbanda. São Bartolomeu é um deles. No candombré, por exemplo, ele é representado por Oxumaré.

 

CECÍLIO ELIAS NETTO

PIRACICABA. A DOCURA DA TERRA

Nesta manhã de quinta-feira (24) acontece o lançamento de mais uma obra do escritor Cecílio Elias Netto. O jornalista se especializou em escrever sobre Piracicaba, uma terra que ama e retrata das formas mais belas possíveis. O evento está marcado para às 10 horas no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio 641), centro da Noiva da Colina. Cecílio Elias Netto vai autografar “Piracicaba, a Doçura da Terra”, o terceiro da trilogia em homenagem aos 250 anos de Piracicaba.

 

 

OBESIDADE INFANTIL

O PERIGO ESTÁ EM CASA

A obesidade infantil é uma das preocupações do Ministério da Saúde e naturalmente de todos os que convivem com crianças. É o caso do ensino infantil em Piracicaba. Segundo dados de um Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, existe motivos de sobra para um alerta. Números levantados em Piracicaba: 23.97% menores de 5 anos tem risco de sobrepeso; 7,237% já estão com sobrepeso e 2,24% estão obesas.  Já na faixa de 5 a 11 anos, 18,47% tem sobrepeso; 10,98% são obesas e 5,24% tem obesidade grave. Márcia Cardoso, coordenadora do CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição) garante que a alimentação oferecida nas escolas de ensino infantil de Piracicaba é de boa qualidade, ou seja, a base de alimentos naturais e minimamente processados, evitando-se embutidos, doces, guloseimas e sucos artificiais entre outros. O problema é em casa, onde a família não tem esse cuidado com as crianças e elas tem liberdade para consumir todo e qualquer tipo de alimento rico em sal, açúcar e gordura.

Foto: Shutterstock

 

FIQUE SABENDO

UMA BELA HISTÓRIA

Chegando nos cinemas de todo o Brasil, inclusive em Piracicaba, no Shopping, um filme que muitos aguardam com expectativa. Ele vai contar a vida do famoso e querido maestro João Carlos Martins. Uma história comovente, de superação e também curiosa. “João, O Maestro”, tem a direção de Mauro Lima e como protagonista, o ator Alexandre Nero. João Carlos Martins se apresentou várias vezes em Piracicaba.

Foto: Fernando Mucci

 

FOTO DO DIA

Domingo, entre 8 e 11 horas, teremos no campo de futebol da Rua do Porto, o 4º Encontro de Berneses. Uma grande estrutura será montada no local, com organização da Rede Drogal e da empresa Purina Proplan. Evento aberto para tutores e proprietários dos cães inscritos. Público sem cão também terá acesso ao local mediante a apresentação de ingresso solidário: três reais ou um quilo de ração animal. Segundo Ricardo Cançado, responsável pelo evento, o objetivo é estimular a socialização dos cães e trocar informações. O cão Berneses é cheio de graça, brincalhão e com fácil convívio. Os cães devem estar com guias e as cadelas não podem estar no cio.

 

COLETIVA

SALÃO DE HUMOR É O ASSUNTO

Marcada para às 14 horas de hoje (24), a coletiva de imprensa sobre a 44ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Se envolvem nesta tarde, a Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Cultura, Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba, Conselho Consultivo, Jurados e a Comissão Organizadora. Será na galeria de Administração do Engenho Central.

 

DOIS TEMPOS

CERTO

A revitalização da Praça José Bonifácio é uma necessidade. Mas, enquanto isso não acontece, é preciso todo o cuidado possível com sua aparência e higiene. Fezes dos pombos estão causando mal cheiro. Ali transita muita gente e produtos são comercializados.

 

ERRADO

Com o fim da greve decidida na noite de terça-feira (22) alunos da Unimep foram surpreendidos na quarta (ontem). Talvez o ideal seria anunciar a volta para hoje (24). Um clima de insatisfação por parte dos estudantes. Provavelmente certos riscos ou problemas não foram avaliados.

 

FUTEBOL

VOLTA DO XV

Alvinegro, com boa campanha na Copa Paulista retorna ao “Barão da serra Negra” neste sábado (26) para enfrentar o Noroeste (Bauru) às 16 horas. É possível um bom público no estádio. O XV além de líder, possui muitos jogadores ainda desconhecidos da grande torcida quiinzista. Tem gente agrando com boas chances de ficar para buscar o acesso em 2018.

 

ÚLTIMA

SAÚDE: SECRETÁRIO VISITA E RECEBE VISITA

Dr. Pedro Mello, Secretário Municipal de Saúde, esteve em São Paulo ontem (23) cuidando de assuntos da sua pasta junto a Secretaria do Estado de São Paulo. Um dos motivos, o Hospital Regional, que hoje deve ser passado oficialmente para a Unicamp. E, nesta tarde de quinta-feira (24), Pedro Mello recebe dirigentes do Grupo São Francisco, que assumiu em Piracicaba as carteiras dos Planos de Saúde da Amhpla e Hospital da Cana.

Foto: Alexandre Carvalho/Divulgação

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto).

Foi em 1957 que o prefeito Municipal de Piracicaba, Luciano Guidotti recebeu do presidente da república Juscelino Kubitschek, o prêmio de “Município mais Progressista do Brasil”. Aconteceu através de um concurso nacional, na época de grande repercussão. Festa na Noiva da Colina que ganhou manchetes nos principais jornais do país.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.