Seis de julho

● Dia da Criação do IBGE ● Dia de Santa Maria Goretti ●

 

BOM DIA.

O XV anunciou ontem (5) uma parceria com dirigentes de escolinhas de futebol existentes em Piracicaba. Ótima ideia. Fora do campo, o alvinegro está acertando muito. Meses atrás implantou programa visando mais sócios. Conquistou a CND (Certidão Negativa de Débitos). A presidência do XV abraçou a iniciativa do vereador Capitão Gomes que busca parceiros visando receita para dar estrutura para o clube disputar com segurança e tranquilidade o Campeonato Paulista em 2018. Está no ar desde segunda-feira a Rádio XV. São providências que vão dando corpo ao clube que sempre foi visto apenas como um time de onze camisas, naturalmente sem desmerecer uma história fantástica que fez da camisa zebrada uma lenda. De parabéns dirigentes e competentes funcionários e parceiros. Bem fora das quatro linhas, o que precisa mesmo, é o time se acertar e fazer bons campeonatos. E, por falar em camisa consagrada, verdadeiramente uma marca, fazemos um apelo: pelo amor de Deus senhores dirigentes, vamos usar o mais que puder a zebrada. Aquela de segunda-feira última é horrível.  Não vamos inventar o que já foi inventado. Deu mais do que certo. Deu glórias. Imortalizada. Você a vê em dezenas, centenas, milhares de fotos e imagens que identifica imediatamente em qualquer ponto do planeta o nosso alvinegro. Tudo por causa do preto e branco horizontal. No futuro, quem vai reconhecer uma camisa estranha a vida e tradição do XV? Ponto final.

 

DESTAQUE

“O SIMESPI quer em conjunto com a OAB de Piracicaba ajudar a esclarecer as consequências das reformas que estão em discussão”.

Roberto Tadeu Chamma (Presidente do SIMESPI a respeito do Fórum de Debates sobre reformas da Previdência e Trabalhista)

 

TRÂNSITO

EDUCAÇÃO É O CAMINHO

Durante o mês de julho o Centro Infantil para Educação de Trânsito (Ciet) promoverá visitas as entidades assistenciais de Piracicaba. O objetivo é promover palestras no sentido de ensinar procedimentos de boas condutas e respeito as leis. Prevenir acidentes é a principal missão. Por outro lado, uma dica: também é necessário se preocupar com o adulto. A desobediência no nosso trânsito é acintosa. Uma campanha forte seria a solução utilizando não só os meios de comunicação, mas também os agentes que multam. Seriam mais úteis orientando.

 

FOTO DO DIA

Ontem (5) a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI) entregou os prêmios para os consumidores que participaram da promoção do Dia dos Namorados.  Dez vales-compra de 200 reais, vinte e seis de 300 reais, três bicicletas e três vales de 1.300 reais. Próxima: Dia dos Pais.

Foto: Comunicação Acipi

 

LEGISLATIVO

SESSÃO É A EXCEÇÃO

Julho é o mês de recesso na Câmara Municipal de Piracicaba. Assim como no final e começo do ano. Mas, param mesmo apenas as sessões ordinárias e extraordinárias no plenário nas noites de segunda e quinta. Os vereadores continuam trabalhando, visitando bairros e fazendo reuniões. Os gabinetes atendem normalmente a população das 8 às 17 horas de segunda a sexta. Também todos os departamentos do legislativo funcionam sem interrupção.

 

SAÚDE

CARNE DE FRANGO: SEMPRE SAUDÁVEL

A carne de frango é a rainha das dietas, diz a revista Viva Saúde. Porém, avisa: ela vira vilã do colesterol num piscar de olhos. Tudo por causa de hormônio.  Rica em ácidos graxos, o frango oferece proteção contra doenças cardiovasculares, em especial a trombose. A canja serve para combater a gripe, o filé grelhado para emagrecer e o ensopado ajuda o problema do estomago. As mentiras e verdades. A carne de frango não é carregada de antibióticos e nem é verdade que o frango caipira é mais saudável. Já o teor nutricional tem sim tudo a ver com aquilo que a ave come. Todas as suas partes podem ser aproveitadas, mas atenção com a pele: rica em LDL (colesterol ruim), prejudica o coração. A orientação dos especialistas: nunca consuma mais que 2 gramas por dia.

 

 

GAZETA

CONTAGEM REGRESSIVA

Não fique de fora da Edição Histórica dos 250 Anos de Piracicaba. Arrependimento certo. Ela vai registrar o resgate dos fatos e glórias da Noiva da Colina divididos em 25 décadas. Sua empresa poderá ser uma das patrocinadoras ou marcar sua participação por meio de reportagem. Imperdível. Ligue: 3433-1616.

 

FESTA DO DIVINO

NOITE COM VIOLA CAIPIRA

A Orquestra Piracicabana de Viola Caipira abre hoje (6) no Largo dos Pescadores (20 horas) a programação das noites com jantar, leilão e música da Festa do Divino que vai até domingo. Sábado o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba depois da Congada e Procissão. Tudo a partir das 14 horas.

 

LEITURA RÁPIDA

CERTO

Dia de aplaudir a Coplacana e cumprimentar seus dirigentes. Dez anos atrás só existia a cana de açúcar e sem opção os produtores estavam preocupados. Uma ação determinante e tudo mudou.

 

ERRADO

Muito cuidado com a indiferença com vacinas. Certas doenças vão sumindo ou diminuindo e o cidadão acredita que não precisa mais se preocupar. Grande engano. Vacina é remédio determinante para a imunização.

 

 

VERDÃO

EVAIR NA CIDADE

Está programada para amanhã (7), às 19 horas, na loja do Palmeiras, no Shopping Piracicaba, a Noite de Autógrafos Solidária. Evento fechado, oportunidade em que o ex-jogador e ídolo Evair vai autografar seu livro. Para comprá-lo, o torcedor deve doar 2kg de alimento.

 

FIQUE SABENDO

Os santos conhecidos tem suas histórias ou vidas na memória de todos os católicos. Já isso não acontece com a Maria Goretti. Ela nasceu na cidade de Corinaldo (Itália) em 1890 (16 de outubro) e morreu em 1902 (6 de julho) antes de completar 12 anos. Filha de Luigi e Assunta. Bastante humildes e pobres. Foi canonizada pelo Papa Pio XII no dia 24 de junho de 1950. Só tinha tempo para Deus e os pobres. Aos 11 anos, muito bonita, foi atacada pelo jovem Alessandro de 20 anos que a ameaçou de estupro. Ela lutou muito e não parou de rezar. Levou 11 facadas. Ele não desistiu. Mais facadas e Maria Goretti morreu. Antes anunciou seu perdão ao agressor. O criminoso se arrependeu, isentou a jovem dizendo que o estupro não se consumou. Cumpriu pena, saiu da prisão e foi pedir perdão a mãe da Maria. Foi atendido. Decidiu trabalhar como voluntário no Mosteiro dos Frades Capuchinhos. No dia da canonização de Maria Goretti estava presente convidado pelo Papa.

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista Cecílio Elias Netto)

Quando Luiz de Queiroz iniciou a implantação da Fábrica de Tecidos Boyes em Piracicaba, em 1873, solicitou e conseguiu autorização para fechamento das ruas que circundavam o local. Houve manifestação popular. Alegavam que os belos passeios seriam prejudicados e as lavadeiras não teriam como chegar ao rio para lavar as roupas. Piracicaba: 250 anos dia 1º de agosto.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.