Vinte e sete de junho

● Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ● Dia Nacional do Progresso ● Dia Mundial do Vôlei ●  Dia do Artista Lírico ● Dia Mundial do Diabético.

 

BOM DIA.

Inflação, desemprego, segurança, moradia, enfim, a lista das nossas preocupações é enorme. Tudo isso e muitas outras coisas desse mundo moderno tiram a nossa tranquilidade. Mas, não deve existir mal pior que a falta de saúde. Por isso, cuidar dela é indispensável. Pior ainda, a doença que se pode combater, resolver, mas isso não se faz. É o caso da dependência do álcool e da droga. Acontece em Piracicaba desde ontem, até amanhã, quarta-feira, mais uma semana, a décima sétima edição de combate ao álcool e as drogas, promovido pelo Conselho Municipal. Onde quero chegar: não espere só das nossas autoridades ou de outros, as providências. É preciso ficar atento. É necessário se preocupar com tudo o que acontece na nossa casa, na nossa frente, diante dois nossos olhos. Então, quando se acorda é tarde.  Se preocupe, observe, converse e se necessário, aja. A pior coisa é o descaso, a omissão, o desinteresse, muitas vezes até argumentando que o problema não lhe pertence. Mude. Se interesse. Podendo participar, participe. Não irá se arrepender.

 

DESTAQUE

“Até aqui, tudo bem apesar das grandes dificuldades. Porém, a administração trabalha com extrema responsabilidade e seriedade. Compromissos estão em dia, até mesmo com o funcionalismo. Já nos preparamos para o segundo semestre, um período talvez até com mais dificuldades.”

Erotides Gil (Secretário da Administração sobre a situação financeira da Prefeitura Municipal de Piracicaba)

 

ÔNIBUS: AUMENTO
DE PREÇO É ESTUDADO

Sem qualquer conotação oficial, gestores já se debruçam em planilhas e números analisando um possível aumento no valor das passagens de ônibus no município de Piracicaba. Por enquanto não existe qualquer informação sobre percentuais ou mesmo data.

Foto: Thomaz Fernandes / G1

 

TURISMO

PASSAGEM DE TREM ESGOTADA ATÉ 2018

Hoje, o foco é para o Japão. Uma atração é o trem Shki Shima, com 17 suítes de luxo, três delas com dois andares, banheira e lareira. Começou a circular neste mês de junho. O veículo tem capacidade para 34 passageiros com partida e chegada apenas na estação Ueno, em Tóquio. Viagem mais longa leva você à Ilha Hokdaido, distante mil quilômetros e a mais curta acontece ao redor da capital. Preço: a partir de 320 mil ienes, 8 mil e 800 reais. Detalhe: passagens somente no próximo ano, pois estão esgotadas até março de 2018.

 

VAREJÃO COM

PREÇOS MENORES

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento através de pesquisa constatou numa cesta de 37 produtos, uma economia de 39,49%. A do varejão fica em R$ 143,11 e na iniciativa privada R$ 199,63. Vantagem vigorou no último final de semana e termina hoje (27). Queda principalmente nos preços da laranja pera, banana nanica, chuchu, acelga e batata. Nesta terça, os varejões funcionam nos bairros Jupiá, Agua Branca, São Francisco e São Jorge.

Foto: SEMA

 

CURTAS & MISTURADAS

● EXPECTATIVA: quem fica e quem sai do XV depois da eliminação no Campeonato Brasileiro.  DATAS comemorativas são sempre bem vindas pelos restaurantes piracicabanos.  CONTINUA em ritmo acelerado a reforma da Matriz Imaculada Conceição na Vila Rezende, agora com recuperação do brilho e qualidade do piso.  ENCONTRO de Fuscas aconteceu em Campinas: o carro pode até sair de linha, mas jamais do coração dos brasileiros.  PREFEITO Barjas Negri recebe no final da tarde de hoje a bancada do PPS e falta de dinheiro deve ser o principal assunto.  FESTA do Divino em Piracicaba: de domingo próximo, dia 2 até outro, dia 9.  CLAUDETE Rodrigues dos Santos, assumindo a gerência geral, trabalha com o objetivo de aumentar contatos da Sicredi em Piracicaba.  SANTO da casa não faz milagre: trabalho do diretor de futebol Beto Souza no XV só serve para aumentar a saudade do Paulo Morais.  AUTORIDADES e nem mesmo médicos conseguem entender baixa adesão a vacina contra a gripe. BONITA e merecida a conquista piracicabana (campeã) dos Jogos dos Idosos.

 

NEGÓCIOS

ESPERANÇA NÃO MORRE

De vez em quando o assunto ganha destaque. Os setores dos jogos de azar voltam a se movimentar sonhando com a legalização no Brasil. Defendem a tese que houve um esfriamento do caso por causa da instabilidade política em Brasília. Também a associação de resorts defende o jogo legalizado, argumentando que seria um grande atrativo para os turistas. Hoje existem dois projetos de lei tramitando, um na Câmara dos Deputados e outro no Senado. Acredita-se que o mercado de jogos no Brasil movimentaria anualmente 20 bilhões de dólares.

Foto: Wikipedia / Yamaguchi

 

LEITURA RÁPIDA

LI 

Fernando Henrique Cardoso disse que nada viu de expressivo na administração João Dória até aqui.  Certo ou não, é estranha a crítica pública quando o PSDB cada vez tem menos gente qualificada para uma disputa eleitoral. FHC tem surpreendido muitos com palavras e posturas inesperadas.

Foto: Eduardo Knapp / Folhapress

VI

Na televisão, o ministro da Justiça Torquato Jardim, visivelmente constrangido, tentou explicar que não tem a intenção de mudar o comando da Polícia Federal como foi divulgado. O detalhe é que ele acabou não convencendo e se levantando foi embora.

 

OUVI

A respeito da liberação dos remédios inibidores de apetite pelo governo brasileiro, enquanto os mesmos são proibidos lá fora, um médico disse o seguinte: “Nenhum médico consciente receita. Você vai se responsabilizar por um medicamento condenado. Impossível ignorar avaliações de um mercado sério, ou seja, o estrangeiro”.

 

FUTEBOL
NENHUMA SURPRESA

Marcio Fernandes deixou o XV. Era esperado. Só continuaria caso o alvinegro continuasse no Campeonato Brasileiro. Seus auxiliares saem também. Custavam juntos 40 mil reais mensais. A expectativa: quem será o novo técnico. Dá arrepio só de imaginar o que pode vir. Até aqui, um ano desastroso em termos de planejamento do futebol no nosso XV.

 

VOTAÇÃO
DAS EMENDAS

Na tarde de amanhã (28), às 14 horas, a Câmara Municipal de Piracicaba realiza sessão extraordinária para discutir as emendas do PPA (Plano Plurianual). Depois da Audiência Pública do último dia 21, com a casa lotada, oito emendas foram apresentadas dentro do prazo legal pelos vereadores Laércio Trevisan Jr. (quatro), Nancy Thame (três) e Coronel Adriana (uma) e agora chega o momento das mesmas serem ou não aprovadas pelo legislativo.

Foto: Fabrice Desmonts / Câmara Piracicaba

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista Cecílio Elias Neto)

Chegando à Piracicaba, Prudente de Moraes teve sua acolhida comandada pelo irmão mais velho, o advogado Manoel de Moraes Barros. Já na Câmara Municipal, na sua primeira ação, dia 5 de outubro de 1864, mostrou-se tranquilo e seguro para falar a respeito do assunto “arrematação das rendas do município”. Foi claro: é inconstitucional. Piracicaba completa 250 anos dia 1º de agosto.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.